FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

4 de abril: quando o mundo reverencia o Jeep

4 de abril: quando o mundo reverencia o Jeep

terça-feira, 4 de abril de 2017

Jeep Day faz referência à categoria 4×4, na qual a marca do grupo FCA é pioneira

Poucas datas conseguem unificar o calendário mundial. O dia 4 de abril é uma delas. Neste dia é internacionalmente comemorado o Jeep Day, ou dia 4×4, em referência à categoria inaugurada pela Jeep. No Brasil, o 4 de 4 é celebrado pelos quatro cantos, sendo chamado também de Dia do Jipe, palavra que entrou no dicionário como sinônimo de veículo fora de estrada. Na cidade de São Paulo, por sinal, o Dia do Jipe é lei desde 2005. E, como a aventura está no DNA da marca Jeep e de quem se relaciona com ela, as programações são repletas de adrenalina. Em especial no Jeep Day, um evento para se vivenciar o off-road.

O palco escolhido é o Haras Tuiuti, campo de provas localizado em São Paulo. Lá, os participantes, entre clientes, personalidades e jornalistas, experimentarão manobras radicais em exercícios off-road a bordo de modelos da linha atual da Jeep, como Renegade, Compass e Wrangler. Eles ainda conhecerão e poderão até dirigir clássicos da marca, como o pioneiro Willys MB, CJ-5 e Rural. Acompanhe nossa cobertura nos canais oficiais da FCA no Facebook, Instagram e Twitter durante todo o dia.

Além da programação oficial da FCA, os Jeep Clubes de todo o mundo também se mobilizam para comemorar a data à sua maneira. O mais importante do país, o Jeep Clube do Brasil, por exemplo, com sede em São Paulo, realizará um grande evento no dia no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da capital paulista. “Teremos um encontro de carros com desfile de modelos, além de barracas de comida, mercado de peças, entre outras atrações”, detalha o presidente do clube, Maurício Novelli.

O dia 4×4 celebra a história de um carro que surgiu como um ícone da Segunda Guerra Mundial, mas pouco depois se tornou símbolo de liberdade. O Jeep foi criado em 1941, para atender necessidades do Exército dos Estados Unidos e o primeiro Jeep civil, o CJ-2A, foi lançado para o público em 1945. Em 1955 surgiu o CJ-5, que vendeu mais de 600 mil unidades até 1983.

A história do modelo entrou em uma nova fase quando a marca passou a ser comandada pela Chrysler, que depois se fundiu à Fiat, dando origem ao grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles. No Brasil, a Jeep ganhou força na década de 1950, especialmente quando o CJ-5 começou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP), em 1957, já com 65% de nacionalização. O sucessor da linha CJ foi o Wrangler, nos anos 1980, trazendo mais tecnologia e conforto aos entusiastas do off-road.  Em 2015, a FCA inovou ao inaugurar a fábrica mais moderna do grupo no mundo: o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), onde são produzidos os Jeep Renegade e Compass, além da picape Toro.

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos