FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

5 inovações tecnológicas que tornaram os carros brasileiros mais eficientes

5 inovações tecnológicas que tornaram os carros brasileiros mais eficientes

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

De pneus a motores, saiba como a busca pela eficiência energética já moveu o time de engenheiros da FCA

De fato, eficiência energética não é um tema novo. Pelo menos, não para a Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Gastar menos combustível, emitir menos poluentes e obter um melhor desempenho já eram missões que, juntas ou separadas, desafiaram gerações de engenheiros do grupo, muito antes de os temas se transforarem em assunto da moda.

Ainda na década de 1970, a Fiat se firmou na vanguarda do desenvolvimento de carros econômicos com o 147, o primeiro com motor transversal do país. Logo depois, o modelo se tornou o primeiro do mundo movido a etanol a ser produzido em série.

Em outubro, a FCA reuniu influenciadores em um haras na cidade paulista de Tuiuti para mais um Techno Day, onde esse histórico de inovações foi relembrado (confira nos vídeos abaixo). Mais uma vez, a eficiência energética voltou a ser o foco do encontro. O assunto já havia sido amplamente debatido no encontro de 2013. Naquela época, o governo brasileiro lançava o Inovar Auto, programa de estímulo nas áreas de segurança e eficiência energética veicular. Como a inovação já estava no DNA da FCA, a empresa continuou sempre um passo à frente. “Entre as soluções mais recentes”, disse o assessor técnico da FCA, Ricardo Dilser, “podemos citar a nova família de motores globais Firefly”. Mas muito foi feito nos últimos anos. Abaixo, listamos cinco inovações do grupo para entregar um carro mais eficiente para você:

1 – Materiais

O desenvolvimento e uso de novos materiais tecnológicos ajudou a tornar os veículos mais leves e resistentes. Esse aspecto, aliado à própria aerodinâmica, contribuiu com a melhoria do desempenho energético, porque automóveis com menor peso consomem menos combustível;

2 – Start & Stop

Esse sistema desliga o motor automaticamente quando o carro está parado, por exemplo, em semáforos ou engarrafamentos. A função chega a garantir uma economia de até 20% do combustível;

3 – Motores Firefly

Produzida na mais moderna unidade de fabricação de motores da FCA no mundo, em Betim (MG), a nova família global de motores Firefly 1.0 e 1.3 litro, de 3 e 4 cilindros, fez sua estreia no Uno 2017. Entre os diferenciais dos motores estão a redução de materiais em sua fabricação e a adoção da variação no eixo do comando de válvulas, o que garante uma redução de até 7% no consumo de combustível;

4 – Sistemas Inteligentes

A nova família global de motores também introduziu inovações na parte elétrica, com a tecnologia Smart Charger, chamada de alternador inteligente. O mecanismo otimiza a recarga da bateria nas desacelerações e nas reduções de velocidade. Eles também são equipados com o sistema HCSS (Heated Cold Start System), que elimina a necessidade de tanque auxiliar de gasolina para partida a frio.

5 – Pneus verdes

Fabricados com matérias-primas mais sustentáveis, eles reduzem os impactos de emissões de poluentes diminuindo a resistência de rolagem. Isso gera até 2% de redução do consumo de combustível. Outras vantagens são a diminuição do ruído e um melhor desempenho.

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos