FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Mês do Patrimônio Histórico inspira programação especial da Casa Fiat de Cultura

Mês do Patrimônio Histórico inspira programação especial da Casa Fiat de Cultura

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Confira a programação completa de agosto, que inclui palestras, exposições e até conservação do painel de Portinari aberta ao público

17 de agosto é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, uma data para refletir sobre a importância do patrimônio de nossas cidades, que merece ser preservado para as próximas gerações. Por isso, a Casa Fiat de Cultura preparou uma programação especial, que inclui uma manutenção preventiva do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, a ser realizada a portas abertas, permitindo ao público acompanhar o trabalho minucioso do Grupo Oficina de Restauro, a mesma equipe que fez, em 2013, a restauração do painel, que é o maior do artista em Minas Gerais (2,34 x 8,14 metros) e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Portinari_03

O trabalho de manutenção preventiva é importante justamente para evitar que os desgastes naturais se acumulem e venham a degradar a obra. “O exercício de avaliação e intervenção periódicas ao painel é essencial para que o trabalho original do pintor seja preservado, evitando perdas irreparáveis ou a necessidade de uma nova restauração, medida que só é tomada quando a obra já está muito danificada pelo tempo e manuseio indevido”, explica a coordenadora do projeto de conservação, Rosângela Reis Costa. Na restauração feita há quatro anos, os especialistas tiveram até mesmo que exterminar cupins que se alimentavam dos compensados de madeira nos quais a obra foi pintada.

A Casa Fiat valoriza muito esse trabalho e, por isso, resolveu mostrar ao público como ele é feito. “Como guardiã desse importante patrimônio da história da pintura e arte brasileiras, a Casa Fiat de Cultura sente-se muito feliz em mostrar ao público o trabalho dos restauradores: agindo silenciosa e ocultamente, esses homens e mulheres são a ponte que liga nosso belo passado com as gerações futuras”, comentou José Eduardo de Lima Pereira, presidente da instituição.

“A questão do patrimônio ainda é muito abstrata para o público leigo. Observar o processo de conservação abre espaço para discutirmos o que é o patrimônio e a necessidade de preservação. Serve para aproximar as pessoas dessas questões e objetos. O painel é um bem público, pertence à comunidade, então é importante que as pessoas se aproximem desse patrimônio e tomem consciência da necessidade de preservação, conservação, para que todos possam ter acesso à obra durante o máximo de tempo possível”, declarou Clarita Gonzaga, coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura.

Serão quatro etapas do trabalho (higienização, manutenção da fixação da tinta, retoques das perdas naturais e imunização contra nova infestação por cupins), desenvolvidas ao longo de quatro dias.

Além de passar pelo trabalho de conservação, o painel (que recentemente ganhou peças multissensoriais para pessoas com deficiência visual) também é o ponto de referência para três outros eventos que fazem parte da programação do mês: um novo percurso de visitação e dois ateliês. Denominado “Encontros com o Patrimônio”, o novo percurso de visitação ao prédio do antigo Palácio dos Despachos, onde hoje funciona a Casa Fiat de Cultura, foi inaugurado no dia 6 de agosto. Os dois ateliês foram batizados de “Recolorindo Portinari” e “Fotografando Portinari”.

O mês de agosto ainda conta com cinco outros eventos recheando a agenda, tudo com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento. Veja abaixo a programação completa.

Ateliê de conservação do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari
Período: 8 a 11 de agosto
Horário: 10h-18h (com intervalo de 12h às 13h)

Encontros com o Patrimônio
Agosto: diariamente
A partir de setembro: primeiro domingo do mês, até o fim do ano
Horários: 10h30, 14h e 16h
Limite de 25 pessoas por horário. Não é necessário fazer inscrição.

Ateliê Aberto: Recolorindo Portinari
Datas: 5, 6, 12 e 13 de agosto
Horários: 10-12h para crianças de até 12 anos; 14h-18h para maiores de 12 anos
Limite de 15 pessoas por horário. Não é necessário fazer inscrição. Crianças de até 10 anos devem estar acompanhadas por responsáveis e as menores de 5 anos precisam que os responsáveis as auxiliem nas atividades. Todos devem utilizar roupas adequadas ao manuseio de tintas.

Ateliê Aberto: Fotografando Portinari
Datas: 15, 19 e 20 de agosto
Horários: 10h-12h para crianças de até 12 anos; 14h-15h30 e 16h-17h30 para maiores de 12 anos
Limite de 15 pessoas por horário. Não é necessário fazer inscrição. Crianças de até 10 anos devem estar acompanhadas por responsáveis e as menores de 5 anos precisam que os responsáveis as auxiliem nas atividades.

Falando de arte com Yara Tupynambá: Mulheres Artistas
Data: 10 de agosto
Horário: 19h30-21h
Espaço multiuso (4º andar)
40 lugares (sujeito a lotação). Não é necessário fazer inscrição.

Falando de arte com Yara Tupynambá: O Mundo Lírico
Data: 24 de agosto
Horário: 19h30-21h
Espaço multiuso (4º andar)
40 lugares (sujeito a lotação). Não é necessário fazer inscrição.

Coral SESIMNAS
Data: 20 de agosto
Horário: 11h
Capela de Santana da Casa Fiat de Cultura

6ª edição Quartas Italianas
Roma città aperta: A ocupação nazista em Roma e o cinema neorrealista
Data: 30 de agosto
Horário: 19h30-21h
Espaço multiuso (4º andar)
250 lugares (sujeito a lotação)
O professor da Fundação Torino Riccardo Cassoli fala sobre a ocupação nazista de Roma a partir das imagens do filme “Roma città aperta” (1945), de Roberto Rosselini. Neorrealista, este foi o primeiro filme da Resistência Europeia. Palestra em italiano, com tradução simultânea.

Exposição do 12º Prêmio New Holland Fotojornalismo
Data: 8 de agosto a 10 de setembro de 2017
Criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos, este projeto cultural passou a premiar também fotógrafos não profissionais. Inicialmente restrito ao Brasil, o concurso foi ampliado primeiramente para o Mercosul e, ao completar dez anos, para toda a América do Sul, tornando-se um dos mais importantes concursos fotográficos da região. Além da premiação, o projeto realiza exposições fotográficas itinerantes pelas cidades dos países participantes.

Localizada no Circuito Liberdade (Praça da Liberdade, 10, em Belo Horizonte, MG), a Casa Fiat de Cultura está aberta a visitação gratuita de terça a domingo. Nos dias de semana, o horário de visitação é de 10h às 21h. Nos fins-de-semana e feriados, de 10h às 18h.

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos