FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Agenda – Casa Fiat de Cultura

Agenda – Casa Fiat de Cultura

terça-feira, 3 de abril de 2018

Confira abaixo o que a Casa Fiat de Cultura* prepara para as próximas semanas em Belo Horizonte:

Quartas Italianas – O Amor Sagrado e o Amor Profano de Tiziano
Data: 25 de abril, 19h30-20h30

Amor-Sagrado-e-Amor-Profano

“O Amor Sagrado e o Amor Profano de Tiziano”, obra-prima do renascimento italiano, é o tema da próxima palestra do programa Quartas Italianas. O professor Marco Elizio de Paiva mostra como a arte veneziana de Tiziano se utilizava de características das tradições clássicas para glorificar as figuras femininas. A lotação é de 200 vagas e serão distribuídas senhas no dia, a partir das 18h30.

 

Minicurso de Fotografia Digital
Data: 24, 25 e 26 de abril, 19h-21h (inscrições de 13 a 17 de abril)

Hoje em dia todo mundo tem uma câmera digital sempre à mão, nem que seja só no celular. Então, já que registrar os momentos mais importantes da sua vida ficou tão fácil, seria bacana que você entendesse um pouquinho de fotografia, né? Então participe do minicurso de Fotografia Digital da Casa Fiat de Cultura e aprenda técnicas e fundamentos da fotografia (composição, enquadramento, foco, luz e sombra) para explorar sua criatividade e melhorar a qualidade das suas fotos, que ficarão para a posteridade. São só 15 vagas, com inscrições do dia 13 ao dia 17, por este link.

 

Bienal de Arte Digital FAD
Data: até 29 de abril

Faces_Mark-Klink_Bienal-de-Arte-Digital

O Festival de Arte Digital (FAD) inaugura sua bienal com exposições e performances de artistas de diferentes países, simultaneamente no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, explorando o tema “linguagens híbridas”. Na Casa Fiat de Cultura o público tem acesso a obras de Ana Moravi (BRA), na Galeria do Hall, e de Mark Klink (EUA), na Piccola Galeria, que compõem a bienal e propõem reflexões ligadas à transcendência do corpo e às experiências do olhar.

 

Ateliê aberto de Stop Motion
Data: 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de abril

Olha que bacana: este mês a Casa Fiat de Cultura oferece um ateliê aberto de Stop Motion, que convida os interessados a produzirem suas próprias animações utilizando a técnica, que transita entre o digital e o material. Toda a atividade será realizada utilizando os celulares de cada participante. Este ateliê será oferecido aos sábados, domingos e feriados em dois horários: 10h-11h30 para famílias e crianças de até 12 anos e 14h-17h30 para jovens e adultos maiores de 12 anos. Os menores de 10 anos devem ser acompanhados por um adulto responsável e menores de 5 anos devem ser auxiliados pelo acompanhante, e é recomendável usar roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de tintas e adesivos. Serão oferecidas 15 vagas por horário, sem necessidade de inscrição. A entrada é sempre gratuita.

 

Música na Capela – Stabat Mater
Data: 29 de abril, 11h-12h

Uma das obras-primas do músico barroco italiano Pergolesi, a peça sacra Stabat Mater (“Estava a mãe”, em Latim) é a atração deste mês do programa Música na Capela. A apresentação é do Quarteto Musik, com participação do cravista Antônio Carlos Magalhães e dois cantores solistas convidados.

 

Construções Afetivas: Nello Nuno e Eliana Rangel na Casa Fiat de Cultura
Data: até 6 de maio

terra-ritmo-1986_eliana-rangel_exposicao-construcoes-afetivas

A Casa Fiat de Cultura tem a honra de ser a primeira a reunir a obra destes dois irmãos nascidos em Viçosa (MG) que se consagraram como grandes nomes do cenário artístico mineiro. São mais de 80 obras, com exemplares de toda a trajetória artística deles, dentre pinturas, vídeo e objeto em diálogo plástico-visual. A exposição, que revela as singularidades e afinidades entre os artistas, envolveu mais de 30 colecionadores e tem curadoria dos artistas plásticos Márcio Sampaio e Nello Rangel. A entrada é gratuita, como sempre. Aproveitando a oportunidade, o curador Márcio Sampaio lança dois livros durante a inauguração da exposição: “Nello Nuno: a poética do cotidiano” e “Eliana Rangel: construções afetivas”.

 

Curso Introdução à História da Arte no Brasil
Data: Terças e quintas-feiras de março, abril e maio, 19h-21h (vagas esgotadas)

Dividido em três módulos e com duração de três meses, o curso de Introdução à História da Arte no Brasil vai passar aos participantes uma visão sobre a produção artística nativa e a influência de estrangeiros na construção da arte nacional, passando por nomes de destaque como Aleijadinho, Pedro Américo, Tarsila do Amaral e Helio Oiticica. São 10 mil anos de panorama, da arte pré-histórica, à indígena, barroca, neoclássica, acadêmica, moderna, concreta e contemporânea. Como toda a programação da Casa Fiat de Cultura, o curso é gratuito e aberto a todos. Mas a procura foi muita e as 20 vagas disponíveis já foram preenchidas. Os participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga de 36 horas-aula receberão certificado. Bacana demais, hem?

 

Residência Artística
Data: 15 de maio a 3 de junho (inscrições de 10 a 29 de abril)

A Casa Fiat de Cultura oferece no mês de maio o Programa de Residência Artística em Arte Digital, cujas inscrições estarão abertas de 10 a 29 de abril pelo e-mail educativo@fcagroup.com. Serão oferecidas 8 vagas e o curso acontece de 15/05 a 03/06. Cada participante deve submeter um projeto relacionando o painel Civilização Mineira, de Candido Portinari (que está em exposição permanente na Casa Fiat de Cultura), à cidade de Belo Horizonte, a partir do conceito de “museu fora do museu”. A curadoria é de Pablo Gobira, professor da Escola Guignard e pesquisador de arte e tecnologia no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Para mais informações, ligue para (31) 3289-8910.

 

Painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari
Em exposição permanente, no hall principal

Painel-Portinari

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari (1903 – 1962) em Minas Gerais, medindo 2,34 x 8,14 metros. A obra ilustra a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897, ao mesmo tempo em que retrata Tiradentes e outras personalidades históricas, retomando outro marco da história do estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, o painel é caracteristicamente modernista, mas sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político. A obra conta com ficha técnica em braile e peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual.

 

* A Casa Fiat de Cultura é um dos espaços mais importantes de Belo Horizonte, do Brasil e do mundo, para discussão e exposição das artes. A casa mantém programação cuidadosamente selecionada que se destaca pelo alto valor histórico, artístico e educativo, sob a mais moderna tecnologia museológica de padrão internacional.

Com grandes exposições inéditas de arte, a Casa Fiat reúne acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo e sempre completa a programação com palestras, sessões de cinema e atividades educativas, voltadas à difusão e valorização da arte para todos os públicos, em especial as crianças em idade escolar. A programação é sempre gratuita.

Para cada exposição, são idealizados uma temática e um conceito a serem trabalhados em palestras, visitas mediadas ou temáticas, oficinas, minicursos, assessoria ao professor e outras atividades, que incluem a possibilidade de acompanhar práticas e processos do fazer criativo no Ateliê Aberto localizado na entrada principal.

Localizada em Belo Horizonte (MG) no Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país, a Casa Fiat ocupa o prédio do antigo Palácio dos Despachos, edifício que integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade, antiga sede do governo do estado. O endereço é Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte (MG). O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, de 10h às 21h, e sábado, domingo e feriado, de 10h às 18h.

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos