Agenda - Casa Fiat de Cultura - FCA Latam
FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Agenda – Casa Fiat de Cultura

Agenda – Casa Fiat de Cultura

terça-feira, 3 de abril de 2018

Confira abaixo o que a Casa Fiat de Cultura* prepara para as próximas semanas em Belo Horizonte:

Painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari
Em exposição permanente, no hall principal

Painel-Portinari

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari (1903 – 1962) em Minas Gerais, medindo 2,34 x 8,14 metros. A obra ilustra a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897, ao mesmo tempo em que retrata Tiradentes e outras personalidades históricas, retomando outro marco da história do estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, o painel é caracteristicamente modernista, mas sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político. A obra conta com ficha técnica em braile e peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual.

 

Acompanhe a programação completa da Casa Fiat de Cultura neste link.

 

* A Casa Fiat de Cultura é um dos espaços mais importantes de Belo Horizonte, do Brasil e do mundo, para discussão e exposição das artes. A casa mantém programação cuidadosamente selecionada que se destaca pelo alto valor histórico, artístico e educativo, sob a mais moderna tecnologia museológica de padrão internacional.

Com grandes exposições inéditas de arte, a Casa Fiat reúne acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo e sempre completa a programação com palestras, sessões de cinema e atividades educativas, voltadas à difusão e valorização da arte para todos os públicos, em especial as crianças em idade escolar. A programação é sempre gratuita.

Para cada exposição, são idealizados uma temática e um conceito a serem trabalhados em palestras, visitas mediadas ou temáticas, oficinas, minicursos, assessoria ao professor e outras atividades, que incluem a possibilidade de acompanhar práticas e processos do fazer criativo no Ateliê Aberto localizado na entrada principal.

Localizada em Belo Horizonte (MG) no Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país, a Casa Fiat ocupa o prédio do antigo Palácio dos Despachos, edifício que integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade, antiga sede do governo do estado. O endereço é Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte (MG). O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, de 10h às 21h, e sábado, domingo e feriado, de 10h às 18h.

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos