FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Agenda – Casa Fiat de Cultura

Agenda – Casa Fiat de Cultura

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Confira abaixo o que a Casa Fiat de Cultura* prepara para as próximas semanas em Belo Horizonte:

Ateliê Aberto Desenhos de Observação
Data: 17, 18, 24 e 25 de fevereiro (são dois sábados e domingos), 10h-11h30 e 14h-17h30

atelie-desenhos-de-observacao

Neste mês, a Casa Fiat de Cultura oferece também um ateliê de Desenhos de Observação, que vai instruir os participantes sobre – adivinhe só – como desenhar aquilo que observam. Se você é leigo e já tentou, sabe que não é tão simples. Mas pode vir a ser após participar deste ateliê. Afinal, ele tem o objetivo de sensibilizar o olhar de cada participante e estimular a percepção da variedade de formas, sombras e texturas que estão à nossa volta. É um espaço reservado para quem deseja iniciar seus primeiros esboços, estimulando o senso de observação e a criatividade. E o melhor de tudo: para participar, não é necessário ter habilidades ou conhecimentos prévios. O ateliê acontece em dois horários, sendo o primeiro (10h-11h30) direcionado a famílias e crianças com até 12 anos e o segundo (14h-17h30) voltado para os maiores de 12 anos. Também não custa repetir que os menores de 10 anos devem ser acompanhados por um adulto responsável e menores de 5 anos devem ser auxiliados pelo acompanhante, e é recomendável usar roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de tintas e adesivos. Este ateliê também dispensa inscrição e tem lotação de 15 vagas por horário. A entrada é sempre gratuita.

 

Exposição Refúgio Poético: Wendell Leal na Piccola Galleria
Data: até 18 de março

wendellleal_piccolagalleria

Encontrar refúgios de tranquilidade em grandes cidades é um desejo de muitos, mas, mesmo assim, não costuma ser uma tarefa fácil. O artista plástico mineiro Wendell Leal propõe esta reflexão através de sua arte. Escolhido no 2º Programa de Seleção da Casa Fiat de Cultura para exposição na Piccola Galleria, Wendell expõe 12 aquarelas e uma tela pintada a tinta acrílica, todas inspiradas no seu próprio refúgio: o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que fica localizado no hipercentro de Belo Horizonte. Sob curadoria de Janaína Cunha, gerente de cultura do SESC Palladium, a exposição mostra recortes de detalhes da vegetação, que é antiga, com árvores centenárias, nativas e exóticas. Trata-se de um belo questionamento da agitação da vida moderna. A entrada, como sempre, é gratuita.

 

Painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari
Em exposição permanente, no hall principal

Painel-Portinari

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari (1903 – 1962) em Minas Gerais, medindo 2,34 x 8,14 metros. A obra ilustra a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897, ao mesmo tempo em que retrata Tiradentes e outras personalidades históricas, retomando outro marco da história do estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, o painel é caracteristicamente modernista, mas sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político. A obra conta com ficha técnica em braile e peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual.

 

* A Casa Fiat de Cultura é um dos espaços mais importantes de Belo Horizonte, do Brasil e do mundo, para discussão e exposição das artes. A casa mantém programação cuidadosamente selecionada que se destaca pelo alto valor histórico, artístico e educativo, sob a mais moderna tecnologia museológica de padrão internacional.

Com grandes exposições inéditas de arte, a Casa Fiat reúne acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo e sempre completa a programação com palestras, sessões de cinema e atividades educativas, voltadas à difusão e valorização da arte para todos os públicos, em especial as crianças em idade escolar. A programação é sempre gratuita.

Para cada exposição, são idealizados uma temática e um conceito a serem trabalhados em palestras, visitas mediadas ou temáticas, oficinas, minicursos, assessoria ao professor e outras atividades, que incluem a possibilidade de acompanhar práticas e processos do fazer criativo no Ateliê Aberto localizado na entrada principal.

Localizada em Belo Horizonte (MG) no Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país, a Casa Fiat ocupa o prédio do antigo Palácio dos Despachos, edifício que integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade, antiga sede do governo do estado. O endereço é Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte (MG). O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, de 10h às 21h, e sábado, domingo e feriado, de 10h às 18h.

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos