FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Casa Fiat de Cultura abre as portas para o Arduino Day

Casa Fiat de Cultura abre as portas para o Arduino Day

sexta-feira, 31 de março de 2017

A plataforma eletrônica Arduino comemora seu aniversário nesta data, com eventos no mundo todo

Sem mentira nenhuma, no dia 1º de abril é comemorado o aniversário do microcontrolador Arduino, essa maravilhosa plataforma eletrônica de licença livre que, tão simples quanto poderosa, permite a realização de milhares de projetos no mundo, desde um sensor de potência de pum (você leu corretamente; confira aqui) até um satélite que permite a qualquer usuário planejar suas próprias experiências no espaço. O Arduino Day é um encontro mundial para que interessados na plataforma possam fazer juntos, compartilhando experiências e aprendendo mais. O aniversário é comemorado com centenas de eventos espalhados pelo planeta. Até a última contagem, para este ano já haviam sido confirmados 494 eventos em 78 países – sendo 115 só no Brasil! Neste site você pode localizar as opções mais próximas da sua região e conferir a programação.

mapaarduinodayUm desses eventos será realizado pelo Isvor Fab Lab, o laboratório de criação da Universidade Corporativa da FCA. Vai ser na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, e terá palestras de convidados especialistas na plataforma, abordando assuntos como o potencial e as limitações do Arduino, uso da plataforma em soluções inovadoras na indústria, evolução da plataforma e interfaces, complexidade e disruptura do movimento e até um projeto de automação de horta hidropônica feito por um funcionário da FCA em parceria com um shopping. Além das palestras, o Isvor Fab Lab preparou um desafio a ser lançado entre os participantes, com o tema “Acessibilidade e Sensores”.

O evento, que teve inscrição gratuita, já está com as vagas esgotadas, mas aceita pedidos de inclusão na lista de espera, neste link. Neste mesmo endereço você pode conferir a programação completa do evento, que vai das 13h30 às 18h30. A Casa Fiat de Cultura fica na Praça da Liberdade, 10, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, MG.

O designer Cristiano de Magalhães, que atua como guru do Isvor Fab Lab, é um dos organizadores do Arduino Day da Isvor. Ele explica que o Fab Lab é um dos poucos que estão inseridos em ambiente corporativo, o que traz algumas diferenças ao evento que eles prepararam na Casa Fiat: “Nossa ideia está inserida na proposta mundial, mas nosso foco é mais a questão da mentalidade, de trabalhar a liderança, a postura de mão-na-massa, do faça você mesmo, a cultura maker, proatividade, tudo para mostrar mais como o Arduino pode contribuir dentro de empresas. Por isso, o nosso evento é mais voltado para o público que já está buscando soluções para desafios corporativos”, explica. Mas faz uma ressalva: “Mesmo assim, as pessoas que vão participar e não se encaixam exatamente nesse perfil vão poder aproveitar para aprender como tudo isso funciona, observando a maneira como os especialistas atuam. Esse é o espírito dessa comunidade, do aprender fazendo, de forma coletiva. Tudo acontece de forma paralela.” A Fab manager Carolina Marini complementa: “Muitas pessoas já conhecem o arduino em sua face hobbista. Nós queremos mostrar também o grande potencial que ele tem dentro de empresas, indústrias e universidades.”

Nesta palestra do TED, o italiano Massimo Banzi, um dos criadores da plataforma, conta de forma divertida como o Arduino está libertando a imaginação das pessoas. Valem os 15 minutos. Depois você pode acessar páginas como esta para começar a planejar seus próprios projetos usando a plataforma.

ArduinounoO Arduino é uma plaquinha eletrônica super simples, mas que abre um leque de incontáveis possibilidades de automação de basicamente qualquer coisa. Grosso modo, qualquer ideia que envolva coletar informações e gerar resultados pode ser executada utilizando essa tecnologia, que é livre para qualquer pessoa operar e modificar, desde que os projetos também possam ser disponibilizados para a comunidade. É por isso que ela casa tão bem com a ideia de um Fab Lab como o do Isvor, pois esse tipo de laboratório existe exatamente para promover o aprendizado e execução de projetos do tipo faça você mesmo, muitos dos quais utilizam exatamente o Arduino.

Um exemplo de aplicação dessas ideias é o modo como a Internet das Coisas funciona. Aparelhos eletrônicos dos mais diversos tipos passaram a se comunicar entre si através da web e realizar tarefas de forma autônoma, muitas vezes sem que nós percebamos isso acontecer. Tudo o que vemos é o resultado desse processo, em forma de facilidades que essa tecnologia gera através dessas interconexões, utilizando cada aparelho. Quando sua geladeira conectada te informar que está acabando o bacon e sugerir onde comprar, você já sabe que ela andou conversando com outros eletrônicos por aí… Isso é parte da chamada “Transformação” Digital.

A coisa evoluiu tanto que está causando uma nova Revolução Industrial, que já tem nome: Indústria 4.0. Os carros conectados, por exemplo, já são resultado desse movimento todo, porque o Arduino está intimamente conectado ao conceito de Cidade Inteligente, com o intuito de melhorar a mobilidade e a vida das pessoas em geral. Como diz o presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter, “o carro vai se transformar em um aplicativo para smartphones“… Que 1º de abril seja cada vez menos o Dia da Mentira e mais a verdade futurista do Arduino Day!

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos