FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Casa Fiat de Cultura faz 10 anos aproximando a arte do público

Casa Fiat de Cultura faz 10 anos aproximando a arte do público

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Exposição de arte moderna celebra a década de uma das mais importantes coleções do Brasil

Orgulhosa de cumprir seu papel de transformar o cenário cultural de Minas Gerais com coleções de prestígio e exposições nacionais e internacionais de renomados artistas e movimentos artísticos, sempre gratuitas, a Casa Fiat de Cultura completa 10 anos em 2016.

Mais de um milhão de pessoas já visitaram as exposições e mais de 300 mil participaram das atividades educativas oferecidas pela instituição, que tem a proposta de aproximar a arte do público com portfólio pautado na relevância histórica, artística e educativa da programação, associado a metodologias e linguagens amplamente acessíveis.

Até o dia 8 de maio, está em cartaz a exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção Fundação Edson Queiroz”, inédita na cidade e considerada uma das mais importantes coleções de arte moderna do país, que apresenta nomes como Guignard, Di Cavalcanti, Portinari, Volpi, Lasar Segall, Victor Brecheret e outros renomados artistas, colocando em debate a modernidade dentro do modernismo, o mais intenso movimento artístico brasileiro.

São 52 pinturas e cinco esculturas (como na foto abaixo), com destaque para as obras “Duas Amigas” (1913), de Lasar Segall, “Mulata com Flores”, de Di Cavalcanti (sem data), “Mulher e Crianças” (1940), de Portinari, e “Lavadeiras do Abaeté” (1956), de Pancetti.

O presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, explica que o recorte desse acervo de arte da Fundação Edson Queiroz coloca o público diante de um modelo de “colecionismo generoso”, que é raro no país. “O modernismo é um fenômeno curioso no Brasil: trata-se de movimento que se recusa a findar, tão fortemente permaneceu no imaginário coletivo. É uma manifestação atemporal, excepcionalmente bem representada na Coleção Edson Queiroz”, pondera.

A exposição tem entrada gratuita e a Casa Fiat de Cultura funciona de terça a sexta-feira, de 10h às 21h, e também aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h, no Circuito Cultural Praça da Liberdade (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG). Vale a visita!

A programação cultural da Casa Fiat não se restringe às exposições. São oferecidos também concertos de música, palestras, lançamentos de livros, oficinas, minicursos, entre outras atividades. Assim, a instituição contribui para a difusão do poder transformador da arte na sociedade, tendo levado obras de Caravaggio, Chagall, Rodin, De Chirico, Aleijadinho, Amilcar de Castro, Portinari, Tarsila do Amaral e outros para públicos de todas as idades e classes sociais, muitos dos quais obtiveram ali seu primeiro contato com movimentos marcantes e estruturadores da história da arte.

Trazendo sempre mostras inéditas, a Casa Fiat de Cultura conta com o “Programa Educativo”, que é peça fundamental para o trabalho de valorização e ampliação do conhecimento. Para cada exposição, conceitos e temáticas são idealizados e trabalhados em atividades educativas, num modelo de ateliê aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e participação nos próprios processos do fazer criativo.

Desse modo, o programa promove interdisciplinaridade dos temas – criando diálogo da arte com a matemática, a história, a geografia, a política, a filosofia e a literatura, por meio de infinitas possibilidades de debate. Complementa-se, assim, o aprendizado dos alunos e professores (que são foco do projeto), expandindo os limites da sala de aula e promovendo novas e instigantes discussões do mundo contemporâneo, muito além das fronteiras didáticas.

As atividades estão disponíveis para todos os visitantes, com o intuito de encantar e transformar o imaginário, de maneira a oferecer acesso tanto a crianças e jovens como a adultos, idosos e também públicos especiais, que contam com diferentes maneiras de experimentar a arte, adequadas a suas necessidades, num espírito de envolvimento e inclusão que faz da Casa Fiat de Cultura referência em todo o Brasil.

Assim que a exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção Fundação Edson Queiroz” chegar ao fim, já começa a próxima: “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”, em cartaz de 10 de maio a 19 de junho, com obras que representam 25 anos de dedicação da artista às pinturas da natureza. Yara Tupynambá é pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora. Estudou com Alberto da Veiga Guignard e Oswald Goeldi e é uma das artistas mineiras mais aclamadas da atualidade. A programação da Casa Fiat de Cultura pode ser acessada aqui.

Compartilhar

Comentários

Notice: Trying to get property of non-object in /var/app/current/wp-content/plugins/related-posts-for-wp/classes/class-post-link-manager.php on line 390 Notice: Trying to get property of non-object in /var/app/current/wp-content/plugins/related-posts-for-wp/classes/class-post-link-manager.php on line 400 Notice: Trying to get property of non-object in /var/app/current/wp-content/plugins/related-posts-for-wp/classes/class-post-link-manager.php on line 401 Notice: Trying to get property of non-object in /var/app/current/wp-content/plugins/related-posts-for-wp/classes/class-post-link-manager.php on line 413 Notice: Trying to get property of non-object in /var/app/current/wp-content/plugins/related-posts-for-wp/classes/class-post-link-manager.php on line 413 Notice: Trying to get property of non-object in /var/app/current/wp-content/plugins/related-posts-for-wp/classes/class-post-link-manager.php on line 417 Notice: Trying to get property of non-object in /var/app/current/wp-content/plugins/related-posts-for-wp/classes/class-post-link-manager.php on line 421 Notice: Trying to get property of non-object in /var/app/current/wp-content/plugins/related-posts-for-wp/classes/class-post-link-manager.php on line 424

Posts Relacionados

Posts mais lidos