FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

CENTRO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO GIOVANNI AGNELLI

CENTRO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO GIOVANNI AGNELLI

Com seu know-how comparável ao que existe de mais avançado no mundo, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli representa um enorme ganho de competitividade para a Fiat e sua rede de fornecedores. Localizado em Betim (MG), em seus laboratórios de última geração, testes e simulações são realizados em escala real, permitindo uma sinergia […]

Com seu know-how comparável ao que existe de mais avançado no mundo, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli representa um enorme ganho de competitividade para a Fiat e sua rede de fornecedores. Localizado em Betim (MG), em seus laboratórios de última geração, testes e simulações são realizados em escala real, permitindo uma sinergia perfeita com a matriz na Itália e com os centros de desenvolvimento da Chrysler nos Estados Unidos. O resultado está em carros de maior qualidade, sustentabilidade, inovação e segurança.

Conheça abaixo a estrutura do Centro de P&D de Betim, que contempla as áreas específicas de desenvolvimento de um automóvel: o Design, a Engenharia de Projetos, a Engenharia Experimental e a Powertrain:

 

Design Center
É a única área de concepção de design da Fiat na América Latina. O time do Design Center conta com todas as especializações necessárias para a criação dos automóveis da marca: designers para formas internas e externas, designers gráficos para personalização, instrumentos HMI (Human Machine Interface), além de profissionais com especialização em moda para a escolha e a definição de cores e tecidos. Com as mais avançadas tecnologias à disposição, os mais de 110 integrantes da equipe atuam em espaços ultra-tecnológicos como a Sala Virtual, para análises de protótipos virtuais em duas ou três dimensões, área de modelagem que permite a criação de modelos em escala 1:1 e equipamento para impressão 3D (estereolitografia).


Engenharia de Projetos
Área composta pelas engenharias de chassi, eletroeletrônica, carroceria, motor e câmbio, atuando em projetos completos e simulações virtuais. Esses sistemas de simulação – cálculo estrutural e de crash, acústica e vibração, desempenho e consumo, gerenciamento de energia etc. – permitem que os projetos obtenham resultados mais confiáveis por meio de diversas soluções técnicas. O laboratório de digital mockup (layout virtual) também contribui para que possíveis problemas de manufatura e operações assistenciais sejam solucionados ainda durante o projeto.


Engenharia experimental e laboratórios
Entre os mais modernos do Brasil, os laboratórios de Engenharia Experimental possuem áreas de Eletroacústica, Fotometria, Rede Can, Simulador de Estradas, Banco de Torção de Carroceria, Simulador Quadriaxial, Câmera Climática com Dinamômetro de Rolo, Câmara Shaker, Laboratório de NVH (Noise, Vibration and Harshness) e Câmara Psicoacústica. O laboratório de Compatibilidade Eletromagnética, cujo objetivo é evitar interferências diversas nos sistemas eletroeletrônicos, é o maior deste porte dentro em uma montadora no Brasil. Outra área muito importante é Engenharia de Materiais, que reúne os laboratórios de Metais e Corrosão, de Polímeros e Cerâmicos, e de Tintas e Qualística.


Engenharia Powertrain
A parte experimental da Engenharia Powertrain inclui laboratórios para medição da emissão de gases, laboratório de Durabilidade de Emissões, de motores, metrologia e instrumentação, além de oficinas de motores e transmissões de veículos. Neles, o carro é testado e medido como parte de seu processo de homologação.

 

Conheça o Centro de Inovação Pernambuco