FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Cooperárvore faz 10 anos e se renova para 2017

Cooperárvore faz 10 anos e se renova para 2017

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Cooperativa social de moda conclui parceria com a União Europeia e renova coleção com inspiração na figura feminina

A noite de 21 de novembro foi animada na Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). Em meio a bela arquitetura, obras de arte e comida de qualidade, ocorreu o evento de comemoração dos 10 anos da Cooperárvore, a bem-sucedida cooperativa social de moda do projeto Árvore da Vida, iniciativa da FCA em parceria com as ONGs AVSI Brasil e CDM pelo desenvolvimento social da comunidade do Jardim Teresópolis, situada em frente à fábrica da Fiat em Betim. Mas o aniversário de uma década não foi o único motivo de comemoração. A noite foi marcada também pelo anúncio de conclusão da parceria da cooperativa com a União Europeia e pelo lançamento da coleção 2017, inspirada nas formas femininas.

cooperarvore10anos_03Todas bem vestidas, as cooperadas brincavam que não estavam “reconhecendo” as colegas. Mas, se tem uma coisa que elas entendem, é de moda. Antes dependentes de um profissional de design para desenhar os produtos e criar as coleções, as cooperadas agora declararam sua independência e anunciaram a coleção 2017, chamada “Renove-se”. O nome reflete um novo momento da cooperativa, de evolução, de repensar a empresa e os produtos, trabalhar a economia criativa e o design industrial, além, é claro, do empoderamento feminino, tema da parceria com a União Europeia, que durou exatos 36 meses e acaba de ser concluída.

O projeto, denominado “Cooperárvore e as mulheres do Jardim Teresópolis: promoção da paz e do protagonismo feminino”, somou investimentos de R$ 1,2 milhão, implementou um plano comercial e de comunicação para a cooperativa que promoveu melhorias nos processos produtivos e atraiu 26 novos parceiros de negócios, além de ter oferecido cursos de formação profissional, assessoria técnica e apoio às mulheres da comunidade. Em plena crise econômica, a empresa fechou o ano passado com faturamento 136% maior que em 2014.

A notável Iracema Salgado, atual presidente da cooperativa e uma das primeiras mulheres a entrar no grupo, faz uma avaliação desses 10 anos de história e de sucesso: “com muita garra e força de vontade, fizemos a Cooperárvore seguir adiante. No início, não achei que o projeto iria durar tanto. Hoje, vejo que temos condições de crescer sempre mais”. Nesses 10 anos, a Cooperárvore gerou 78 postos de trabalho para mulheres da região, beneficiando diretamente suas famílias. Em média, as cooperadas conseguem renda extra mensal de um salário mínimo. “A cooperativa conseguiu cobrir os gastos e repassar os dividendos às cooperadas, com cursos e promoção de apoio aos direitos das mulheres”, comemora o vice-presidente da Fundação AVSI Brasil, Jacopo Sabatiello, em referência ao sucesso da parceria com a União Europeia.

cooperarvore10anos_04“A Delegação da União Europeia reconhece o êxito do projeto. O sucesso é o coroamento da capacidade das cooperadas de chegarem ao ponto da sustentabilidade, do equilíbrio como empresa, quando no início havia tantas dificuldades e depois ainda tendo enfrentado um contexto econômico bastante desfavorável”, elogiou o chefe da Seção de Desenvolvimento e Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel (na foto à esquerda).

 

“Mas 36 meses é pouco”, continuou o embaixador. “Elas podem e devem continuar crescendo. Fazemos votos para que parcerias ainda mais importantes aconteçam no futuro”. O projeto beneficiou também a Europa, uma vez que contribuiu para a política externa do bloco como “Instrumento de Estabilidade e Paz”. De fato, o sucesso não foi apenas empresarial e financeiro. Por meio da parceria, a Cooperárvore conseguiu reforçar sua atuação na promoção do protagonismo feminino. Foram sete mil mulheres participantes de campanhas de empoderamento e seminários sobre o papel da mulher na busca de uma sociedade justa e pacífica, número que representa 20% dos moradores da região do Jardim Teresópolis, que detém um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de Betim.

Com a parceria, outras 300 mulheres receberam orientação familiar gratuita, com serviço de mediação de conflitos e contra a violência doméstica. A costureira e modelista Sirley Santos, uma das cooperadas, aprovou a empreitada: “o projeto foi muito bacana. Foi um apoio importante, que nos deu aquele encorajamento, sabe? Sou testemunha do sucesso da parceria”.

cooperarvore10anos_05

O principal diferencial da cooperativa é o modelo de negócio, focado no potencial coletivo, para produzir peças reconhecidas pelo design e produção sustentável. Desde sua criação, 238 mil peças já foram produzidas e comercializadas no país e até no exterior, a partir da reutilização de 28 toneladas de materiais doados por empresas do setor automotivo, num processo produtivo circular. “A cooperativa é um exemplo de que a inclusão social e a profissionalização geram uma onda de reflexão na comunidade, impulsionando novas atitudes”, destaca o diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA, Marco Antônio Lage (ao centro na foto principal e durante seu discurso, na foto acima). Em sua fala no evento, o executivo citou dados da ONU, segundo os quais 90% da renda obtida pela mulher é destinada à família, enquanto da renda dos homens essa porcentagem média não ultrapassa os 40%. Para os próximos 10 anos, a cooperativa tem o desafio de continuar crescendo, com produtos inovadores, de qualidade e criativos.

A coleção Renove-se será lançada oficialmente no dia 6 de dezembro, na Feira Nacional de Artesanato, no Expominas. A coleção 2017 é composta de 76 peças e acessórios com design que simboliza os conceitos de valorização da mulher e da moda sustentável, com estampas inspiradas na figura feminina, no grafismo e em imagens gráficas e geométricas. O lançamento da coleção inaugura também o sistema de e-commerce da Cooperativa, que vai ajudar a impulsionar ainda mais as vendas a partir do ano que vem.

cooperarvore10anos_01

Compartilhar

Comentários

Posts Relacionados

Posts mais lidos