FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Cronos: Fiat escolhe a linguagem da internet para revelar nome de seu novo sedã

Cronos: Fiat escolhe a linguagem da internet para revelar nome de seu novo sedã

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Ações simultâneas no Brasil e Argentina envolvem o público online e lembram o compromisso da marca com a tecnologia

É tempo de informação digital, tempo de múltiplas conexões. Tempo de memes e de descobertas em tempo real. É dentro dessa realidade que a Fiat lança seu novo carro, o sedã que compartilha a plataforma do Argo: Cronos. O carro teve seu nome revelado na sexta-feira, dia 20, em meio a grandes ações digitais que aconteciam simultaneamente no Brasil e Argentina.

Na Argentina, onde o carro será produzido (a planta da FCA em Córdoba recebeu investimentos de US$ 500 milhões para as modernizações necessárias para a produção), houve um chamado nas redes sociais para que o público adivinhasse o nome do carro novo. No site criado para a ação, a marca soltou pistas e permitiu que cada participante fizesse um palpite por dia (de 17 a 20 de outubro) até a revelação. Aqueles que acertaram entraram num sorteio para ganhar uma viagem à Itália.

No Brasil, a empresa “quebrou a internet” (entendedores entenderão) ao se apropriar de um meme para fazer a revelação. “Estamos resgatando o bom-humor associado à marca e trazendo um ídolo do passado para anunciar um modelo que representa o processo de modernização da empresa e de sua linha de veículos”, declarou o diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA para a América Latina, João Batista Ciaco.

Ele se refere à Corrida Fiat, planejada pela equipe de Conteúdos e Criação da FCA e anunciada no último dia 17 com um teaser que causou surpresa e frisson na comunidade online, por se unir aos hilários memes do veículo mais rápido do mundo: o Uno Mille com escada. Ela foi realizada no autódromo Mega Space, em Belo Horizonte (MG).

Afinal, o que poderia ser mais rápido do que um Uno com escada? Seis Unos com escada, é claro. O resultado? Uma ruptura espaço-temporal que revelou o nome do próprio deus do tempo: Cronos. Filho de Urano (o céu estrelado) com Gaia (a Terra), ele é o mais jovem dos titãs, capaz de reger todos os destinos. Assim, revela-se um novo tempo para a Fiat. O Cronos vem para mostrar que a passagem do tempo para a Fiat se materializa numa jornada de renovação. Assista à corrida, narrada pelo radialista Domenico Gatto, com comentários de Ricardo Dilser, assessor técnico da FCA:

Você deve ter notado que a corrida não foi cronometrada, mas o tempo passou tão rápido que os Unos com escada deram lugar aos modelos mais atuais da marca: Mobi, Toro e Argo. Letra por letra, o nome foi revelado. O objetivo da ação foi mostrar a evolução dos veículos, da qual a Fiat se mostra como grande protagonista, por ter a cultura de democratizar o acesso a novas tecnologias e inovação. Marcos como o Fiat 147 (o primeiro carro a etanol produzido em série no mundo) e o próprio Uno Mille (o primeiro modelo popular 1.0, com ou sem escada) são grandes exemplos, bem como o Fiat Tipo (primeiro veículo nacional equipado com airbag) e a inauguração da era do downsizing (Uno e Tempra Turbo). Este ciclo de renovação se reforça nos mais recentes lançamentos. O Mobi representa a racionalidade e a inteligência da mobilidade, a picape Toro traz infinitas possibilidades e o Argo personifica a modernidade conectada.

LogoCronosAgora está chegando o Cronos, para simbolizar o novo tempo que se inicia para a Fiat e a FCA. Além dos Fiat Mobi, Toro e Argo, o grupo lançou os Jeeps Renegade e Compass, todos nos últimos dois anos. São cinco importantes modelos (seis agora com o novo sedã) que representam uma nova geração de veículos, marcada pelo elevado padrão de qualidade e por inovações tecnológicas que trazem, pouco a pouco, o carro do futuro até você.

As ações nos dois países cumpriram o objetivo de lançar o nome oficial do X6S de forma autêntica e foram além do público-alvo geralmente alcançado com esse tipo de divulgação. Inesperadas e inovadoras, as ações realmente falaram a língua da internet e foram bem-sucedidas em atrair um público mais diverso, que não se resumisse àquele que tem o costume de acompanhar notícias do mundo automobilístico, mas também são potenciais clientes. As ações conseguiram criar a conexão desejada da marca com o público, de maneira orgânica, lúdica e emocional. A mudança de comportamento também é uma amostra do novo posicionamento da companhia no novo tempo que se inicia.

Para você ter uma ideia da importância de ações como estas, precisa saber que a campanha brasileira foi a primeira missão do recém-inaugurado Hub de Conteúdo e Criação da FCA. Conhecido internamente como Crie, ele é um núcleo da área de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade, dedicado à criação de conteúdo, reunindo um time interdisciplinar de cerca de 40 pessoas de áreas diferentes na companhia e de parceiros. “O Crie é muito mais do que uma sala de performance, um hub de conteúdo e uma mesa de mídia programática. É uma nova forma de fazer comunicação para cliente, agência e mídia, com uma dinâmica diferente”, define Ciaco.

“O diálogo com o consumidor mudou e ele quer fazer parte da criação das narrativas das marcas que ele gosta. O que fizemos foi simplesmente juntar algo que conectava a Fiat emocionalmente às pessoas e deixar com que elas nos ajudassem também e escrever os novos capítulos da nossa história. A corrida é um gatilho pra uma entrega maior de conteúdo, onde os protagonistas são os amantes da Fiat”, explicou Bárbara Bono, Head de Comunicação Digital e Redes Sociais e uma dos três líderes do Crie.

Continue acompanhando os canais oficiais da FCA nas redes sociais para receber em primeira mão as próximas revelações até o lançamento, que está previsto para o primeiro semestre do ano que vem. É apenas uma questão de tempo. 😉

elnombreescronos2

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos