FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

FÁBRICAS

FÁBRICAS

A Fiat Automóveis foi a primeira montadora brasileira a instalar-se fora do eixo Rio-São Paulo, nos anos 1970. O grupo FCA mantém essa mesma crença, de investir no desenvolvimento regional. Hoje a FCA conta com duas plantas no Brasil

Betim (MG)
betimA maior fábrica da FCA no mundo fica em Betim, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, e é também a mais flexível e complexa da empresa. Foi inaugurada em julho de 1976 e, em suas quatro linhas de montagem, produz até 800 mil veículos por ano de 16 modelos diferentes. Numa área construída de mais de 610 mil metros quadrados, a Fiat Automóveis se espalha por seis áreas de desenvolvimento, simulação, projeto e construção – incluindo a única área de concepção de design fora da Itália, o Centro Estilo – e uma pista de testes com 3,8 mil metros de extensão.

Desde sua inauguração, a Fiat Automóveis já produziu mais de 13 milhões de veículos. Desde 2013 (quando conquistou a liderança do mercado brasileiro pela 12ª vez) a FCA investe na ampliação e modernização de sua fábrica em Betim, com o objetivo de elevar sua capacidade produtiva para 950 mil veículos por ano. Ao mesmo tempo, novas soluções tecnológicas e de sustentabilidade são pesquisadas para a produção de novos modelos.

Goiana (PE)

goianaO Polo Automotivo Jeep de Goiana, Pernambuco, é a primeira fábrica inaugurada depois da fusão entre Fiat e Chrysler. Erguida com a colaboração financeira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste e Banco do Brasil, esta é considerada a mais moderna planta produtiva FCA em todo o mundo, com capacidade para produzir até 250 mil veículos por ano, parque de fornecedores integrado e incorpora 15 mil dos melhores conceitos globais do sistema World Class Manufacturing de gestão.

O Polo Jeep é parte importante da estratégia global da FCA. Sua inauguração, em abril de 2015, coincide com a produção nacional do Jeep Renegade – o primeiro veículo da marca no Brasil depois de um hiato de mais de 30 anos. Até o final daquele ano, já eram mais de 9 mil trabalhadores empregados, numa inovadora política de recursos humanos que procura compreender e valorizar a empregabilidade da população local, ao mesmo tempo em que desenvolve e qualifica seu time.

Além de minimizar seu impacto em seu processo produtivo, o Polo Jeep atua na região buscando colaborar com a qualidade de vida local com foco em educação, meio ambiente, saúde e cultura, em diversas iniciativas próprias e em parceria para deixar seu legado para muito além da excelência de seus veículos.