FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

FCA participa do 8º Fórum Mundial da Água e compartilha soluções de sustentabilidade

FCA participa do 8º Fórum Mundial da Água e compartilha soluções de sustentabilidade

terça-feira, 20 de março de 2018

Pela primeira vez na América do Sul, evento começou no domingo e vai até dia 23 em Brasília; Como vencedora do Prêmio ANA, FCA representa o setor industrial e apresenta práticas inovadoras

É o maior evento sobre água no mundo e a FCA marcou presença ao ser convidada para apresentar suas práticas de gestão hídrica, representando o setor industrial. Realizado a cada três anos em diversos países do mundo desde 1997, o 8º Fórum Mundial da Água teve início no domingo, dia 18 no Brasil, em Brasília, com atividades em dois espaços simultâneos: no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha.

É a primeira vez que esse Fórum, o mais importante sobre o tema no mundo, ocorre no Hemisfério Sul. Durante sua fala, na tarde de 20 de março no Espaço Brasil do Estádio Mané Garrincha, o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina, Cristiano Felix, detalhou aos participantes as ações de preservação e recírculo de água que fazem da FCA referência na América Latina e levaram a empresa a receber o Prêmio ANA 2017, a mais importante premiação de água no Brasil, motivo pelo qual a FCA foi selecionada para participar do Fórum. Os outros vencedores do prêmio também apresentaram seus cases no evento.

“Estamos muito felizes em receber o Fórum em Brasília”, comemora Cristianny Villela Teixeira, especialista em recursos hídricos e coordenadora da Gerência Geral de Articulação e Comunicação da Agência Nacional das Águas. Ela vistoriou pessoalmente as instalações da FCA na ocasião da premiação e constata: “É possível o uso responsável desse bem precioso chamado água e este é o único evento que promove o encontro global de interesses institucionais, políticos, técnicos, acadêmico e de âmbito comercial e da sociedade civil a respeito do tema”.

“A participação da FCA é importante para a divulgação das diversas e importantes possibilidades de conservação e uso racional de água de uma grande fabricante de veículos, tais como o uso da água de chuva, o reúso de água nos processos de corte e estampagem de peças, de resfriamento das pinças de solta, de pintura, de prova hídrica, dentre outros”, aponta.

8oForumMundialAgua_03

“Este é um tema cada vez mais relevante na sociedade e, como a FCA tem desenvolvido práticas inovadoras de preservação da água e engajamento de pessoas, a participação no Fórum será uma oportunidade de compartilhar nossos aprendizados”, diz Felix. “Para nós, a presença neste encontro é um importante reconhecimento das ações que realizamos e que demonstram que a FCA pensa não só no presente, mas no futuro”.

“A gestão hídrica é extremamente importante para o futuro das empresas. Toda empresa precisa de água. Então, se não nos preocuparmos agora com o recurso hídrico, de forma responsável, seguramente no futuro vamos pagar por isso, como empresa e como sociedade”, alerta Felix. “Na FCA, temos um diferencial: toda água utilizada no processo produtivo vem de recírculo. Temos, ainda, uma metodologia chamada Aqueduto, que avalia as condições de futuro através da análise de uma série de variáveis (ambientais, técnicas, geográficas, sociais, econômicas), que nos permite ter uma percepção de como será o futuro na região das nossas fábricas. O objetivo é antecipar os cenários de condição hídrica para que possamos criar hoje soluções para minimizar os impactos futuros. Nosso compromisso com a água é uma estratégia de longo prazo”, detalha.

 

8oForumMundialAgua_04

A previsão da organização é que até o encerramento, em 23 de março, o Fórum receba 45 mil pessoas, vindas de mais de 150 países. Participam do evento diversas esferas da sociedade, como governo, sociedade civil, empresas e instituições científicas. O tema central é “Compartilhando Água” e o objetivo é de fomentar discussões sobre questões de soberania de território e compartilhamento de recursos hídricos entre as nações. As edições anteriores do encontro ocorreram em Marrakesh, no Marrocos (1997); Haia, na Holanda (2000); Kyoto, no Japão (2003); Cidade do México (2006); Istambul, na Turquia (2009); Marselha, na França (2012) e Daegu, na Coreia do Sul (2015).

DJI_0069

O Prêmio ANA, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), do Ministério do Meio Ambiente, reconhece as melhores iniciativas que contribuem para gestão e uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil. A FCA venceu na categoria “Empresas de Médio e Grande Porte”, por suas ações combinadas de uso eficiente da água nas unidades produtivas. Juntas, as fábricas têm a marca impressionante de 99,17% de reúso de toda a água utilizada. Essa marca continua a aumentar, como resultado de investimentos constantes em tecnologias de ponta para o aumento da eficiência do tratamento de efluentes e reúso, que se integram aos projetos de captação de água de chuva e de educação ambiental, sempre com engajamento dos funcionários.

“Ao longo dos últimos anos, nós tivemos um pioneirismo muito importante. E não vamos parar por aí. Continuamos buscando o que há de mais moderno no mundo para gestão ambiental e gestão hídrica. Queremos sempre ter dentro das nossas fábricas a melhor tecnologia para a redução do consumo de água”, desafia-se Felix.

Descubra também outras iniciativas da FCA realizadas em todo o mundo para proteção da água.

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos