FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Jeep Renegade brilha na tela grande em road movie sertanejo

Jeep Renegade brilha na tela grande em road movie sertanejo

terça-feira, 29 de maio de 2018

SUV foi usado nas gravações de Acqua Movie, a nova produção do cineasta pernambucano Lírio Ferreira

Cenários incríveis, aventura, viagens e uma boa trilha sonora. São esses os ingredientes tradicionais dos chamados “road movies”, os “filmes de estrada”, como Thelma & Louise ou Easy Rider: Sem Destino. E, por definição, os carros também são elementos importantes nessas fitas, a ponto de, em certos casos, se tornarem quase protagonistas. É o caso de Acqua Movie, nova produção do diretor Lírio Ferreira (de Baile perfumado e Árido Movie), que coloca o Jeep Renegade em destaque na narrativa.

Acqua Movie foi rodado nas estradas do Sertão de Pernambuco. As paisagens áridas e as obras (inacabadas) da transposição do São Francisco foram as locações do filme, previsto para estrear comercialmente no próximo ano. A escolha do Jeep Renegade 4×4 na cor branca, numa parceria com o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), foi um diferencial na gravação das cenas rodadas em municípios do interior, como Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Petrolândia e Salgueiro.

“A gente precisava de um carro robusto, forte, que encarasse bem os desafios das estradas do Sertão”, diz Lírio Ferreira. “Durante as filmagens, a cor branca do automóvel registrou as cicatrizes da viagem, em poeira e lama. Isso teve um efeito visual e cinematográfico muito importante”, acrescenta.

A maioria das tomadas foi filmada dentro do veículo, em diálogos entre os protagonistas Duda (interpretada por Alessandra Negrini) e seu filho de 12 anos, Cícero (Antonio Haddad Aguerre). O espaço interno amplo tinha o recuo necessário para a colocação das câmeras, o que foi importante na realização das tomadas com comodidade.

Mas o Renegade não foi escolhido apenas por seu desempenho e conforto. Atributos como o espírito de aventura do carro também ajudaram a construir a narrativa, por se conectarem com personagem principal, Duda. “Ela é uma documentarista especializada nas tribos da Amazônia”, explica o cineasta. “É uma pessoa de personalidade aventureira e, por isso, seu carro precisa expressar as mesmas características.”

AcquaMovie_260118_©FredJordao_2865

Lírio Ferreira conta que as gravações foram concluídas. As últimas cenas foram gravadas em São Paulo, a partir de onde a trama começa a se desenrolar, quando o pai de Cícero morre e deixa um último pedido: que suas cinzas sejam jogadas no rio São Francisco. “Inicia-se aí a jornada da mãe Duda e do filho Cícero”, diz o diretor. “Enquanto se afastam de São Paulo, viajando de carro, eles chegam mais perto um do outro. É um filme sobre reconstrução do afeto.”

Acqua Movie é mais um grande filme na extensa lista de produções cinematográficas com participações para lá de especiais de modelos Jeep e de outros marcas da FCA. Nesta lista ainda está outra produção pernambucana, o premiado documentário Atum, Farofa & spaghetti, que registra uma viagem entre chefs de cozinha famosos em Pernambuco, também com o Jeep Renegade no elenco.

Outra aparição expressiva do Renegade nas telas de cinema aconteceu no filme Batman vs. Superman. A superprodução hollywoodiana mostra um Batmóvel chamado de “Renegade Dawn of Justice”, totalmente preto. A versão está disponível para compra nos Estados Unidos.

Mas a afinidade entre os carros da FCA e a sétima arte é tanta que, além de render participações de vários modelos do grupo em road movies e em outros gêneros, já gerou até produtora de cinema ambulante dentro de um carro!

Criada como parte da campanha de lançamento do Fiat Toro, a Toro Filmes produziu curtas metragens dentro da picape. As narrativas dos cineastas brasileiros Quico Meirelles e Paulinho Caruso, e pelo argentino Sebastián Borensztein, tiveram produção executiva do renomado cineasta Fernando Meirelles. Os filmes Espresso, Star Goat – Os ruminantes das galáxias e La Venganza de Mamá Drone, criações da Toro Filmes, podem ser vistos no Youtube.

AcquaMovie_210118_©FredJordao_2127

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos