FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

A maior festa italiana fora da Itália é nossa!

A maior festa italiana fora da Itália é nossa!

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Com patrocínio da Fiat, Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte reúne comunidade de descendentes e amantes da cultura italiana no coração da cidade

Italianos são conhecidos pela descontração e alto astral, boa música, bons vinhos, boa comida (e o delicioso gelato, não vamos esquecer). Tudo isso e mais um pouco pôde ser encontrado neste domingo (1º) nas proximidades do Consulado Italiano em Belo Horizonte (MG), na conhecida região da Savassi, uma das que mais concentram descendentes de imigrantes italianos na capital mineira. Os organizadores estimam o público em cerca de 50 mil pessoas.

Organizado pela Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (ACIBRA) e apoiado pela Fiat, o evento teve uma área com exposição de carros da Alfa Romeo e da Fiat. Os participantes puderam ver de perto (e por dentro) o novo Fiat Cronos, além de Argo, Mobi e Toro. “Apoiamos a iniciativa porque reforça o sentimento de italianidade, que é uma marca destacada do DNA da Fiat”, afirmou o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa.

No palco, apresentações musicais de tenores italianos e corais como o do Árvore da Vida, um trabalho de mais de 14 anos realizado pela Fiat nos bairros Jardim Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio, região localizada em frente ao Polo Fiat, em Betim.

Festa_Italiana_06

Gerente de projetos do Instituto Árvore da Vida, Maiara Wenceslau acompanhou os 25 jovens do coral junto com o maestro João di Souza. Maiara conta que os meninos e meninas que entram para o projeto escolhem entre oficinas de percussão, violão e canto coral. O projeto atende crianças e adolescentes das comunidades no contra turno escolar e também oferece suporte psicossocial às famílias. “Nosso coral é composto por 70 vozes, das quais temos 25 aqui hoje, além de dois solistas convidados, que fizeram parte de turmas em anos anteriores”, conta o maestro. A seguir, uma palhinha da apresentação deles.

Os dois solistas são o João Gomes, de 18 anos, e a Rebeca Sena, de 17. Hoje eles são menores-aprendizes na Fiat, oportunidade que conseguiram através de indicação do Árvore da Vida. Ambos trabalham como assistentes administrativos na fábrica, mas em áreas diferentes. “É uma honra estar aqui e poder cantar para este público”, afirma João. “Especialmente esta música”, completa Rebeca, em referência à canção “Con Te Partirò”, do tenor italiano Andrea Bocelli, que cantou a melodia com o Coral Árvore da Vida em 2011 na Praça da Estação, também em Belo Horizonte.

Festa_Italiana_05O ex-presidente da ACIBRA, Anísio Ciscotto (foto ao lado), foi o representante da Associação no evento, pois o presidente estava em viagem à Itália. “Esta é a 12ª edição da nossa festa, que é a maior festa italiana fora da Itália”, conta Ciscotto. “É uma oportunidade de viver os laços entre as culturas italianas e a de BH, viver as tradições, rever os amigos, enfim, valorizar esses laços que unem BH e a Itália”, declara. “Esta é uma festa importante, porque não é só de gastronomia e enologia, mas uma festa que valoriza as culturas que aqui se encontram”, afirma. A festa também é importante pela arrecadação de alimentos para doação a entidades beneficentes de Minas Gerais (o ingresso da festa é 1Kg de alimento não perecível). Mais de 200 toneladas já foram distribuídas pela iniciativa nos últimos anos.

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos