FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

O ano do Toro

O ano do Toro

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

No horóscopo chinês, estamos no ano do Macaco, mas no mundo automotivo, sem sombra de dúvida, 2016 pertenceu ao Fiat Toro

“Um carro, infinitas possibilidades”. Lançado no dia 15 de fevereiro de 2016, o Fiat Toro não nasceu para ser uma picape qualquer. Com seu olhar determinado e provocante, ele é de fato um bicho novo. “Mais do que um carro, ele é o símbolo do que podemos fazer agora e no futuro”, definiu o presidente da Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina, Stefan Ketter, durante seu lançamento, em Campinas (SP).

Puro-sangue, o Toro surgiu para aliar a robustez e força de uma picape com o conforto e dirigibilidade de um SUV. Essa mistura fina inaugurou globalmente uma nova categoria, a dos SUP (Sport Utility Pick-ups). O significado disso é tão profundo que Marco Antônio Lage, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA, definiu o carro como “um marco de sofisticação da Fiat no mundo inteiro”.

Não foi necessário esperar muito para notar o impacto. Com apenas duas semanas, o Toro já tinha se tornado o sexto comercial leve mais vendido no país. Com um mês, era já a terceira picape mais vendida. Em dois meses, o Toro só ficou atrás da tradicional líder Fiat Strada, que ocupa a ponta há 16 anos. Consagrado como grande sucesso de vendas, o Toro ultrapassou a marca de 10 mil unidades vendidas em seu primeiro trimestre no mercado e já tinha triplicado este número em outubro, tendo conquistado de vez a vice-liderança no acumulado do ano, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Como resultado, vieram as eleições organizadas pelos jornalistas e publicações especializadas e as retrospectivas do ano, deixando claro que 2016 foi mesmo o ano do Toro.

Abaixo, a lista de prêmios que o Toro acumulou até o dia 14/12:

 

Picape do Ano – revista Auto Esporte

Lançamento do Ano – revista Carro

Melhor Picape – Car Awards Brasil – revista Car Magazine

Melhor Picape – Top Car TV

Melhor Picape – Americar

Melhor Picape – L’Auto Preferita

Melhor Veículo Comercial Leve – Autodata

Melhor Picape – Os Escolhidos – Jornal da Savassi

Melhor Picape – Abiauto

Picape do Ano – Associação dos jornalistas especializados em automóveis da Argentina

Melhor SUV/Picape – revista Auto Test da Argentina

Prêmio Design Museu da Casa Brasileira – Categoria Transportes

Prêmio Red Dot Design – do Design Zentrum Nordheim Westfalen, em Essen, na Alemanha

Prêmio Internacional Objeto Brasil – selo ouro na categoria Design de Produto

Prêmio Brasil Design Awards – Categoria Transporte

 

Você contou? Foram 15 prêmios em menos de 10 meses de mercado, sendo nove de melhor picape, um de melhor lançamento e três de design, cada um mais importante e significativo do que o outro. “Cada região tem suas especificidades, como gosto, legislação e clima. Nós vamos reforçar nossa atuação não só no Brasil, mas em toda a América Latina, para levar essas características particulares ao desenvolvimento mundial de novos produtos, seja aqui ou em outras regiões”, declarou Peter Fassbender, diretor do Centro de Design da FCA para a América Latina, instalado em Betim (MG), responsável pelo design inovador da picape.

Aliás, o  Centro de Design da FCA ganha cada vez mais importância na estratégia da FCA e passou a ocupar um lugar de maior destaque na estrutura da empresa, interagindo intensamente com os centros de design do grupo na Itália e Estados Unidos.

No vídeo abaixo, Ketter, apresenta o Manifesto Toro, durante o lançamento da picape. Vale rever:

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos