FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

O que faz um verdadeiro SUV?

O que faz um verdadeiro SUV?

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Um mergulho na fábrica onde nasce o Jeep Renegade ajuda a entender o que é um autêntico Sport Utility Vehicle

Conforto aliado à robustez de um autêntico off-road: essa poderia ser a definição simples de um SUV (Sport Utility Vehicle) ou veículo utilitário esportivo, na tradução literal. Mas, com tantos lançamentos na categoria que, somente no ano passado abocanhou quase 18% do mercado automobilístico nacional, classificar esses automóveis pode ser complicado. Afinal, diante das variantes, você saberia dizer o que é um verdadeiro SUV?

Para explicar melhor, vamos fazer um mergulho no nascedouro do SUV Jeep Renegade: o Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco. Esse mesmo percurso foi feito esta semana por influenciadores digitais e jornalistas, a convite da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Eles conferiram os bastidores da fábrica mais moderna da FCA do mundo, onde cada peça, estrutura e processo foram criados, e continuaram evoluindo, para garantir que os carros sejam representantes legítimos do espírito Jeep.

“A marca Jeep empresta seu nome a um segmento. É a que mais entende de off-road”, ressaltou o assessor técnico da FCA, Ricardo Dilser.  “Por isso, aqui não temos a fabricação de um SUV; é ‘do’ SUV”, completou o plant manager Glauber Fullana. Os visitantes conheceram Component Center, um grande laboratório onde todas as peças dos fornecedores são testadas e a tolerância é zero. Ao menor sinal de erro, a produção é paralisada.

A prova dos componentes é feita no Master Cubing, uma espécie de simulador de uma carroceria perfeita do Renegade ou o “um lego de um milhão de Reais”, como compara Dilser. “Ele reflete a matemática perfeita de engenharia para que o Renegade ofereça a confiabilidade e segurança de um verdadeiro SUV”, apontou o assessor técnico.

Como em um Raio-X, os engenheiros revelam a ossatura do modelo, por baixo da ‘pele’ do carro. A carroceria utiliza uma liga metálica cuja resistência é 10 vezes maior do que as convencionais. “Uma broca não consegue furar”, disse o engenheiro André Melo. Os pilares, inteiramente coligados, funcionam como uma estrutura única, conferindo maior robustez e estabilidade ao veículo. Os engenheiros explicam que a carroceria é a mesma em todas as versões – desde a 4X2 Flex até a 4X4 Trailhawk (modelo de ponta). “Ou seja, um Renegade não é um hatch ‘anabolizado’; ele já nasce SUV”, pontou Dilser.

A célula de sobrevivência do Renegade é a estrutura mais resistente. Todos os pontos de deformação são programados, isso é importante para absorver energia e proteger os ocupantes em caso de acidentes. Tanto que o modelo recebeu nota máxima nos testes de segurança do Latin NCAP.  Aliada à rigidez, as estruturas expansivas garantem a alta capacidade de torção, até 30% superior à da concorrência. Por isso o carro consegue vencer os obstáculos dos terrenos mais desafiadores.

Tecnologia

A tecnologia, claro, é imprescindível na produção de um verdadeiro SUV. Impressoras 3D- e até óculos de realidade aumentada são utilizados na fábrica. A impressora auxilia nos testes de componentes e os óculos, no sequenciamento correto das peças na área de montagem. “Não tinha ideia de que realidade aumentada já era utilizada no Brasil”, comentou Stela Daver, do canal do Youtube ‘Eu Testei’.

Todo o processo é automatizado e intensamente testado. Por exemplo, há robôs que avaliam cada ponto das chapas por escaneamento para assegurar a perfeição. A montagem e solda dessas estruturas são operadas com alta precisão por um exército de 600 robôs, programados por profissionais especializados. Colas especiais, três vezes mais resistentes do que as encontradas no mercado, reforçam a estrutura. A vedação interna e externa do Renegade, com materiais tecnológicos, impede a entrada de água e poeira, e aprimora o isolamento acústico. Os ocupantes não vêem, mas sentem o resultado no maior conforto acústico e no desempenho do veículo, que enfrenta tranquilamente trechos alagados com mais de 40 centímetros de água.

Desempenho

Mas, para ser um verdadeiro SUV, o Renegade ainda precisava mostrar o seu desempenho na prática. Os visitantes testaram a potência do modelo no Camp Jeep, campo de provas construído na fábrica que simula todos os obstáculos encontrados nas estradas reais. “Descobrir como a estrutura é robusta ajuda a entender porque o carro entrega um resultado tão bom nas pistas”, comentou Camila Camanzi, do site Carros com Camanzi, depois da aventura.

Um verdadeiro SUV com espírito off-road também conecta quem o dirige à natureza. Por isso, os visitantes ainda conheceram o viveiro para recuperação de espécies nativas da fábrica e fizeram o plantio de mudas.

Como se não bastassem tantas provas de que o Renegade é um verdadeiro SUV, Dilser ainda propôs um teste: um check-list para avaliar se o carro é um SUV “’Light'” ou um real SUV. Na comparação com a concorrência, o modelo Jeep consegue as maiores pontuações, seja na versão a diesel ou flex. Agora, não restam dúvidas, trata-se de um verdadeiro SUV.

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos