FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Polo Automotivo Fiat mantém recorde absoluto de recírculo de água

Polo Automotivo Fiat mantém recorde absoluto de recírculo de água

quarta-feira, 22 de março de 2017

A planta em Betim, MG, celebra o Dia Mundial da Água reutilizando 99,4% de seu consumo – o maior sistema de recírculo da América Latina

Na foto acima, a estação de tratamento por osmose reversa, sistema com membranas semipermeáveis que faz parte do processo de reúso da água no Polo Automotivo Fiat, com o lago com bioindicadores em primeiro plano

Neste Dia Mundial da Água, a FCA tem muito o que comemorar. No Polo Automotivo Fiat, em Betim, Minas Gerais, 99,4% da água utilizada pra produzir carros vem de reúso. De fato, lá apenas os restaurantes e as torneiras dos banheiros são abastecidos com água potável, proveniente da companhia de saneamento público. Ênfase nas torneiras, porque a água das descargas também vem do processo de reaproveitamento. Esta marca de 99,4% permanece um recorde absoluto no setor automotivo na América Latina, desde 2014. Além do processo de reúso, incluindo o reaproveitamento da água de chuva, o Polo Automotivo Fiat desenvolve diversas ações para reduzir, ao máximo, o consumo do recurso hídrico, com o envolvimento dos funcionários.

Para atingir este percentual de reutilização da água, foram necessários investimentos contínuos no Complexo de Tratamento de Efluentes que funciona dentro da fábrica, como você pode acompanhar na linha do tempo abaixo.

1976: O Polo Automotivo Fiat é inaugurado já com a tecnologia para tratar 100% do efluente que gera.
1994: 18 anos depois, 60% da água tratada passa a ser recirculada; ou seja, retorna para o processo produtivo.
1998: O sistema de tratamento é modernizado com a construção de nova Estação de Leito Fluidizado e Biofiltração com Carvão Ativado. O índice de reúso salta para 92%.
2010: A companhia consegue atingir a marca de 99% de reúso da água com a implantação de duas novas tecnologias ao Complexo de Tratamento: Membranas (MBR) e Osmose Reversa (OR). A FCA foi pioneira na adoção dessas tecnologias no Brasil, tendo investido cerca de R$ 12 milhões.
2014: Em uma terceira onda de modernização, mais R$ 4 milhões foram investidos e o índice de reúso chegou aos 99,4%.

Para você ter uma ideia do quanto essa marca é incrível, imagine que a quantidade de água reaproveitada na fábrica nos últimos 5 anos equivale ao consumo de uma cidade de 100 mil habitantes durante um ano inteiro.

Entre 2006 e 2016, o volume de água utilizado por veículo produzido caiu mais de 50%. Ou seja, a quantidade de água utilizada hoje na produção de um veículo é menos da metade do que se usava há 10 anos. Nas plantas da FCA, os parâmetros do efluente tratado são continuamente monitorados em laboratórios próprios, que fazem o controle de todo o processo para verificar a eficiência e a qualidade. Medidores online com equipamentos de última geração garantem a agilidade desse acompanhamento, que segue as normas da ABNT NBR/IEC ISO 17025:2005. Os peixinhos da foto que você viu lá em cima nadam na água tratada, o que é um indicativo da eficiência do Complexo de Tratamento de Efluentes, que você vê na foto abaixo.

DJI_0069

Tanto esforço gera não apenas a satisfação de contribuir para a preservação do meio-ambiente e a própria economia, mas também atrai reconhecimentos. Apenas em 2016, a FCA foi a grande vencedora da dimensão Responsabilidade Socioambiental do Anuário Época Negócios 360º, por suas diversas ações que resultaram em um processo produtivo mais limpo e em um melhor relacionamento com a comunidade. A companhia também lidera o Ranking de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis e Inovadoras do Fórum Internacional Sustentar, justamente pelo uso racional de água no Polo Automotivo Fiat. Já o X Prêmio AEA de Meio Ambiente reconheceu o Programa de Biodiversidade no Polo Automotivo Jeep como o projeto de Responsabilidade Ambiental do ano.

O Complexo de Goiana, em Pernambuco, onde a companhia produz os modelos Jeep (Renegade e Compass) e o Fiat Toro, já nasceu com 98% de recírculo, o maior complexo de tratamento de efluentes líquidos em capacidade e tecnologia do Nordeste. A água é utilizada na irrigação de áreas verdes, vasos sanitários, tanques de pintura e vários outros processos.

Entenda abaixo o processo de reúso de água do Polo Automotivo Fiat:

mapa-agua-2

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos