FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

REDE DE INOVAÇÃO

REDE DE INOVAÇÃO

Seguindo sua tradição de inovação no Brasil, a FCA investe em pesquisas para chegar a soluções que vão fazer o automóvel do futuro ser ainda mais eficiente, menos poluente e mais seguro. Por meio de uma série de workshops, a empresa levantou as principais tendências, as novas tecnologias e as necessidades de desenvolvimento pensando no […]

Seguindo sua tradição de inovação no Brasil, a FCA investe em pesquisas para chegar a soluções que vão fazer o automóvel do futuro ser ainda mais eficiente, menos poluente e mais seguro. Por meio de uma série de workshops, a empresa levantou as principais tendências, as novas tecnologias e as necessidades de desenvolvimento pensando no automóvel do futuro. A partir daí, buscou em instituições brasileiras pesquisadores que são referência nesses temas e firmou parcerias para desenvolver soluções conjuntas para a indústria automobilística.

Além de oferecer um produto cada vez melhor e mais alinhado às necessidades do consumidor, os projetos contribuem para a geração de conhecimento e tecnologia no Brasil, já que são feitos em parceria com uma rede de 24 instituições de ensino e pesquisa do país.

Um bom exemplo do tipo de projeto que a FCA vem desenvolvendo no Brasil com parceiros locais é o Girassol, que tem por objetivo utilizar a energia solar para tornar o automóvel mais eficiente e diminuir a emissão de gases.  Hoje, essa energia é provida pelo alternador, ou seja: vem do uso do motor, consumindo combustível e emitindo gases. A solução buscada nessa pesquisa é instalar uma placa capaz de captar a luz do sol no teto do veículo e utilizar a energia captada para alimentar ar-condicionado, central multimídia, vidros-elétricos e qualquer outro sistema elétrico do carro. O projeto é desenvolvido junto com o CSEM Brasil (Centro Suíço de Mecânica e Microtécnica), que fornece as membranas fotovoltaicas orgânicas.

Outro exemplo de pesquisa que vem sendo realizada pela FCA em parceria com uma instituição de ensino brasileira, utilizando tecnologia de ponta para aumentar a eficiência energética de seus automóveis, é a de nanotecnologia. O objetivo da parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – MG) é desenvolver um novo fluido de motor, que permita diminuir o tempo tanto do aquecimento quanto do resfriamento do propulsor. Isso resultaria em carros com radiadores e grades frontais menores, e um melhor aproveitamento do espaço do automóvel e de sua aerodinâmica, com consumo de combustível e emissão de gases menores.

O LIVE – Laboratório de Inovação Veicular – é um terceiro exemplo de parceria entre a FCA e uma instituição de ensino. O laboratório, instalado na Universidade Federal do Pernambuco, em Recife, trabalha no desenvolvimento de vários tipos de software, sendo capaz de gerar novos conceitos, criar protótipos e validar seu uso tanto em modelos digitais quanto físicos.

 

Conheça os carros conceito da Fiat