FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Tudo sobre seu carro, na palma da mão

Tudo sobre seu carro, na palma da mão

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Manual do proprietário, agenda de revisões, guia de assistências, chat online e muito mais: agora tudo está reunido no mesmo aplicativo Fiat para smartphones

Adicione o número do seu chassi. Pronto; é tudo o que você precisa saber fazer para ter acesso a todas as muitas funcionalidades do aplicativo Fiat para smartphones e tablets e chegar a informações, dicas e serviços específicos para cada modelo – sim; o aplicativo é totalmente personalizável, funcionando de acordo com as características do modelo que você levou para a casa, inclusive a cor! Compatível com iOS e Android, o app já está disponível para os donos de Toro e Argo, mas outros carros serão adicionados nos próximos meses nas atualizações.

Bonito e intuitivo, o design do app facilita o acesso às informações e a linguagem é simples e acessível para que todos os usuários possam aproveitar a tecnologia, conforto e segurança que seu carro oferece. As dicas são sempre ilustradas, facilitando o entendimento até mesmo dos procedimentos menos lúdicos, digamos, como a recarga da bateria. Além disso, o aplicativo permite encontrar a concessionária mais próxima de onde você estiver, agendar revisões e outros serviços de manutenção, conferir a cobertura da garantia, pedir socorro em caso de emergência, tirar dúvidas, acessar o manual interativo do carro e até conversar com a assistência diretamente do app.

Como você digita o chassi (ou lê direto da nota fiscal através da câmera do celular), isso não apenas torna o aplicativo personalizado para o seu carro, mas também traz uma ficha técnica completa sobre ele, que inclui dados como modelo, cor, ano de fabricação, dimensões do veículo, tamanho do tanque de combustível, cilindrada, potência, torque, pressão dos pneus e outros. Até a imagem do carro que aparece no app é idêntica ao modelo e cor do seu veículo!

AppFiat

Uma das funções que prometem ser um dos destaques é a que ajuda a identificar as luzes de alerta do painel. Nada de ligar para a concessionária e perguntar por que acendeu um “simbolozinho” colorido que você nunca havia notado. Agora você apenas abre o app, identifica a cor e depois o símbolo da luz de alerta para entender o que seu carro está tentando te dizer. Assim você não apenas sabe o que aquilo significa, mas também o que precisa fazer para resolver eventuais problemas. Era tudo o que você esperava.

O app ainda traz artigos como “dicas para a economia de combustível”, “verificações periódicas que você deve fazer”, “a distância ideal entre você e o volante”, “cuidados ao lavar o motor”, “como trocar as lâmpadas”, “a melhor forma para lavar o seu carro”, “passo a passo da recarga da bateria”, “dicas sobre estilo de condução”, “como aproveitar bem o computador de bordo”, “trocas de marcha com economia” e vários outros. Há ainda um calendário de manutenção que o motorista pode utilizar. E o contato com a assistência pode ser feto via chat online ou ligação telefônica normal, tudo por meio do app. O usuário pode se cadastrar via Facebook ou e-mail.

Para possibilitar que o cliente tenha todos esses poderes – literalmente – na palma da mão, a Fiat não se limitou a construir um simples aplicativo. Na verdade, foram necessárias várias evoluções estruturais para permitir o nível de agilidade e eficiência necessários para o funcionamento do app e a integração com a rede de concessionárias. Isso envolveu desde treinamento de pessoal, refação de manuais e modernização do callcenter até a própria criação da equipe multidisciplinar que desenvolveu o aplicativo.

“O time de trabalho não tinha um único chefe responsável que coordenasse todas as fases”, conta a analista Fabiana Souza, que atuou na gerência do projeto. “Cada um tinha sua responsabilidade de acordo com a sua competência: design, ICT, áreas de negócio, conteúdo etc.”, “Para desenvolver o projeto do aplicativo foi necessário repensar nosso processo de desenvolvimento tradicional, adotado para carros, para atender as necessidades de desenvolvimento do mundo digital. Nesse sentido, foi necessário rever também os processos de trabalho e inaugurar um formato diferente de execução de projeto”, revela.

Para Fabiana, de todas as funcionalidades do aplicativo, “a mais crítica é a Busca, pois, em caso de dúvida sobre o carro, é o jeito mais fácil do usuário encontrar um determinado conteúdo”.

“O conteúdo foi pensado para ser entregue da forma mais fácil para o usuário encontrar o que procura e aprender sobre o carro com facilidade, desde a arquitetura da informação, estilo editorial, linguagem e design das ilustrações. Além de funcional, o objetivo é entregar o conteúdo que a princípio é considerado ‘boring’ [“maçante”] de uma forma mais atrativa e amigável, mais próximo do usuário”, explica. É certamente uma experiência inovadora que promete estreitar o relacionamento com o cliente.

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos