FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Um caso antigo de respeito à natureza

Um caso antigo de respeito à natureza

terça-feira, 31 de julho de 2018

Série ‘Na Trilha da Transformação’ estreia no Canal Off mostrando a parceria entre Jeep e o Projeto Tamar pelos olhos e memórias de Nina Marcovaldi

Nina Marcovaldi cresceu observando as tartarugas marinhas. Ainda que não tivesse se formado bióloga, ela saberia como poucas pessoas que essas espécies nadam quilômetros, rompendo milhares de caminhos pelos mares até retornar à praia onde nasceram. Ainda assim, Nina, filha dos fundadores do Projeto Tamar, não poderia imaginar que ela própria faria sua trilha pelos litorais do Brasil para reencontrar suas origens. Muito menos que essa aventura seria registrada pelas câmeras do Canal Off.

A bióloga a refez, este ano, o mesmo trajeto que seus pais, Guy e Neca Marcovaldi fizeram nos anos 1970, a bordo de um Jeep Willys, para fundar o trabalho pioneiro de pesquisa e preservação da vida marinha na costa brasileira. Nina atravessou estados de Norte a Sul do Brasil dirigindo os modernos Jeep Wrangler, Renegade e Compass, na rota das unidades do Tamar pelo litoral do país. Essa aventura off-road em total conexão com a natureza rendeu a série Na Trilha da Transformação, que estreia na terça-feira 31/07, às 21h, tanto no Canal Off quanto nas redes sociais.

“Vai agradar quem gosta de natureza e de aventura”, diz Nina. Com quatro episódios de 25 minutos na primeira temporada, a série leva o espectador por uma trilha de belas paisagens e praias paradisíacas. Entre estradas de asfalto, barro, pedra e areia, Nina conhece comunidades impactadas pelo legado transformador do Tamar. Com espírito aventureiro, ela também aproveita a viagem para praticar o surfe e o mergulho, seus esportes preferidos, e curtir aventuras off-road no melhor espírito Jeep.

A primeira temporada da série foi gravada em Fernando de Noronha (PE), Florianópolis (SC), Aracajú (SE), Ubatuba (SP) e Praia do Forte (BA). “Foi uma experiência incrível viajar pelo meu país visitando lugares onde a história do Tamar, que também é a minha, começou para transmitir uma mensagem de preservação da natureza”, diz Nina.

Mapa mostra alguns dos pontos percorridos durante a primeira temporada da série

Na Trilha da Transformação acompanha momentos históricos, como a marca de 35 milhões de filhotes devolvidos ao mar. O evento foi celebrado no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, no dia 6 de abril, com a soltura de filhotes e participação da comunidade.

De acordo com o Tamar, de cada mil filhotes de tartaruga marinha que nascem apenas um ou dois sobrevivem. Além dos predadores naturais, esses animais ameaçados de extinção também enfrentam ameaças trazidas pelo homem, como acidentes com redes de pesca e poluição dos oceanos. Por isso, os pesquisadores atuam no monitoramento dos ninhos e das desovas.

Em Noronha, essas e outras atividades do Tamar ganharam um novo aliado com a entrega de um Jeep Wrangler recentemente. O veículo com tração 4X4 está ajudando os pesquisadores no deslocamento às praias de mais difícil acesso, onde muitas tartarugas depositam seus ovos. Ao todo, a Jeep já disponibilizou nove veículos para o Tamar, que foram distribuídos entre as várias unidades do projeto.

Além de cuidar dos filhotes, o Tamar também cadastra e acompanha as tartarugas adultas. Cerca de 5 mil tartarugas adultas já foram recuperadas em áreas de alimentação e desova pelo projeto reconhecido internacionalmente. Esse grande banco de dados também subsidia pesquisas.

TAMAR_SELECT_10

Nina Marcovaldi em seu habitat natural: “Uma experiência incrível”

Outro momento marcante da primeira temporada da série, na opinião de Nina, foi o contato com pescadores em Florianópolis (SC). “A conexão com a comunidade foi algo impactante”, diz. Ela lembra que, quando seus pais começaram o projeto, a pesca de tartarugas marinhas era costume entre comunidades praianas. Hoje, graças ao trabalho de conscientização ambiental do Tamar, essa realidade mudou.

JEEP_INTERNA

Na série, Nina refez a mesma trilha que seus pais, fundadores do Tamar, fizeram nos anos 1970, ambos de Jeep

Trilha

A jornada de Nina pelo litoral brasileiro foi gravada em um mês. Filmar em tantos lugares diferentes nesse curto espaço de tempo foi um desafio para a equipe de produção. “Foi realmente uma aventura até porque as desovas das tartarugas não acontecem com hora marcada”, diz a head de conteúdo e criação da Jeep, Bárbara Bono. “A natureza tem o seu tempo. A gente tinha um roteiro, mas muitas vezes precisávamos reprogramar a rota. E isso também faz parte do espírito Jeep”.

Bárbara conta ainda que a parceria entre a Jeep e o Tamar vem de longa data: “O Tamar começou com os fundadores percorrendo o litoral a bordo de um Jeep Willys”. “Recentemente, estreitamos ainda mais essa parceria com a entrega de novos veículos 4×4 para o projeto, que se insere dentro das nossas ações pela conservação da biodiversidade”. Nina assina embaixo: “Os veículos da Jeep são muito importantes para o nosso trabalho, porque precisamos de carros que encarem qualquer terreno”.

Superar obstáculos, aliás, tem tudo a ver com a mensagem de preservação da natureza que o Na Trilha da Transformação espera transmitir ao público. Então, preparados para essa aventura? Confira aqui um teaser da série:

Na Trilha da Transformação – Série semanal com quatro episódios (primeira temporada). Episódios inéditos toda terça-feira às 21h. Estreia 31/07.

Acompanhe também nas redes sociais da Jeep 

https://www.facebook.com/jeepdobrasil/

https://twitter.com/JeepdoBrasil

https://www.instagram.com/jeepdobrasil/

 

 

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos