FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Um nova coleção para reinventar a Cooperárvore

Um nova coleção para reinventar a Cooperárvore

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Nome da nova coleção, “Entrelinhas” remete tanto às linhas dos produtos quanto à nova fase da cooperativa

É como dizemos: o verdadeiro significado costuma estar nas entrelinhas. Entre linhas de texto, sim, mas também – por que não? – entre linhas de costura. Entrelinhas é o nome da nova coleção de produtos da Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável formada por moradores da comunidade Jardim Teresópolis, nos arredores do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). A Cooperárvore faz parte da plataforma social Árvore da Vida, originalmente um projeto social da FCA e que agora se tornou independente e se transformou num instituto autogerido. Em parceria com a FCA, a Cooperárvore transforma sobras de cintos de segurança, aparas de tecido automotivo e vários outros materiais que recebe da fábrica e fornecedores da FCA em acessórios como bolsas, mochilas, chaveiros e outros itens de qualidade reconhecida internacionalmente.

Anualmente, a cooperativa lança uma nova coleção para acompanhar as últimas tendências da moda (veja aqui sobre a coleção do ano passado), mas sempre tendo como foco a responsabilidade social inserida no conceito de sustentabilidade, justamente para valorizar seu diferencial, que é produzir moda de forma consciente enquanto colabora para o bem da comunidade.

A coleção 2018 é formada por 18 produtos, dentre peças novas e clássicos das coleções anteriores com características exclusivas da nova, para entrar nas entrelinhas. Divididos em categorias conforme a utilidade e o visual, os produtos atendem a públicos diversos e pretendem provar que a sustentabilidade e a moda se complementam com perfeição para oferecer funcionalidade e beleza. Você pode ver e comprar todos os produtos da coleção neste link. Também é possível adquirir produtos de coleções anteriores pelo site, que oferece 10% de desconto aos clientes que se cadastrarem. A entrega é feita pelos Correios para todo o Brasil e o frete é grátis para a Região Metropolitana de Belo Horizonte nas compras acima de R$ 200.

“Entre linhas, desenhamos todos os nossos sentimentos”, diz a equipe em nota. A coleção usa linhas e traços para brincar com o conceito de entrelinhas e mostrar através dos próprios produtos o novo momento pelo qual a cooperativa está passando, de autonomia e renovação.

“O momento de maior desafio da Cooperárvore é o mais importante e inovador já vivido ao longo desses anos. É a fase de renovação e superação que vem proporcionando aos cooperados crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades e perseverança”, declaram em conjunto. “No mix de estampas, cores e formas, conseguimos mostrar que, apesar de altos e baixos, idas e vindas, é preciso estar em constante movimento e desenvolvimento. Manter-se na linha com um objetivo em comum é a base para continuarmos a seguir em frente”, completam.

As estampas da coleção são exclusivas e foram desenhadas pelo serigrafista Alexandre Tadeu, que é vice-presidente da cooperativa e também participou do desenvolvimento do design dos produtos e do catálogo, junto com outras duas cooperadas: Daiane Lopes e Suellen Silva, que atuam na administração da cooperativa.

“Cada cor e cada traço têm um nome e um significado, que representam cada momento e conseguem transmitir nossos sentimentos”, explica Daiane. “Esta coleção é muito importante para nós, porque foi a primeira criada totalmente pela Cooperárvore. Conceito, defesas, estampas, produtos, tudo. Isso fez com a equipe unisse forças para criar e expressar todo esse processo de desenvolvimento. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, conta.

“O significado das entrelinhas é que a gente não deve perder o foco. Temos que seguir esta nova direção da cooperativa com nossas próprias pernas. A responsabilidade agora é nossa, então temos que estar sempre nos atualizando para não perder a direção. Às vezes, a cooperativa passa por dificuldades, mas sempre queremos ser melhores do que ontem”, diz Alexandre.

Em 11 anos, mais de 300 mil peças já foram produzidas pela Cooperárvore, que utilizou como matéria-prima cerca de 33 toneladas de itens doados pela FCA e empresas parceiras. Nesse período, a cooperativa contribuiu para melhorar a qualidade de vida de dezenas de famílias do Jardim Teresópolis e concluiu ainda uma parceria com a União Europeia para a promoção da paz e do protagonismo feminino.

“A cada novo projeto e coleções, vieram também grandes aprendizados no universo do design, da moda e da economia circular. São conceitos que guiam nossas mãos, na inspiração de que uma boa ideia só é inovadora se melhora a vida das pessoas”, diz a equipe em nota, de forma conjunta, como gostam de trabalhar.

Confira no Instagram FCA Latam os destaques da coleção 2018!

 

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos