FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Uma academia para grandes profissionais

Uma academia para grandes profissionais

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Premiado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, FCA Latam Dealer Academy já capacitou 25 mil concessionários

Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep e Ram. Essas são as marcas que fazem parte do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Juntas, elas representam mais de 700 concessionárias espalhadas por todo o território nacional. Embora todas essas unidades de atendimento sejam dedicadas a produtos distintos e estejam em lugares diferentes, elas precisam falar a mesma língua – ou seja, manter o mesmo padrão de alta qualidade, bem como promover experiências positivas junto aos clientes. Mas, como chegar a um resultado comum?

A resposta foi aplicar uma metodologia de ensino capaz de trafegar entre as marcas, mas com foco único. Assim surgiu a FCA Latam Dealer Academy. O projeto, que já capacitou mais de 25 mil profissionais, veio suprir a necessidade de unificar as metodologias de aprendizagem aplicadas nos treinamentos das equipes após a fusão das marcas. “Trabalhávamos de forma desintegrada. Havia conteúdos diferentes para cada marca. Por exemplo, o programa da Fiat havia sido desenvolvido no Brasil. Já Chrysler, Dodge, Ram e Jeep, nos Estados Unidos”, explica Rogério Machado, gestor de desenvolvimento de rede da FCA.

O trabalho começou em 2016 com o levantamento de pesquisas de satisfação e a revisão de toda a grade curricular, desde os conteúdos das capacitações até os indicadores de qualidade. A partir desse ponto veio o salto de inovação. A equipe decidiu diversificar, apostando em múltiplas plataformas.  “Fizemos uma simplificação do portal de treinamento, o World Class Dealer (WCD), facilitando os acessos dos profissionais das concessionárias. Além disso, diversificamos as plataformas utilizando também aplicativos de smartphones e tablets, que ajudam a disseminar os conteúdos”, detalha Machado.

Para disseminar os conteúdos, além dos treinamentos presenciais e das plataformas de treinamentos web, temos a TVFCA entrando em ação. A TVFCA, por exemplo, é um importante veículo para difundir as capacitações. Com vídeos semanais, o canal de formação, informação e treinamento é disponibilizado para toda a rede concessionária há nove anos. Para acessar pela internet, o concessionário acessa o Portal WCD (World Class Dealer) e clica no link da TV.

Nos treinamentos presenciais também foram inseridas novas tecnologias como o realidade virtual e aumentada, além das estratégias de “gamificação digital e humanizada”. Machado comenta que fruto do novo modelo de ensino foi o ganho da satisfação dos colaboradores da rede concessionária e, por consequência, dos clientes.

Além desses resultados, o projeto FCA Latam Dealer Academy também foi reconhecido com um dos três maiores destaques do país pelo importante prêmio Destaque em Gestão de Pessoas da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – ABTD.  O case concorreu com 39 iniciativas de 33 empresas inscritas em todo o território nacional. Machado garante, entretanto, que o reconhecimento está longe de significar acomodação, e que o processo continua evoluindo. “Estamos em constante aperfeiçoamento para garantir um padrão de qualidade cada vez melhor”, afirma.

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos