FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Uma fábrica de carros na elite da inovação

Uma fábrica de carros na elite da inovação

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Revista Forbes elege a FCA como a única empresa de automóveis no Top 10 das mais inovadoras do Brasil

Descobrir novos caminhos para antecipar o futuro é, sem dúvida, uma marca da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Afinal, estamos falando de uma das dez empresas mais inovadoras do Brasil, segundo ranking da última edição da revista Forbes. O ranking foi produzido em conjunto com o Observatório de Multinacionais Brasileiras da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A empresa foi a única representante do setor automotivo a ser citada no topo da lista, onde também aparecem nomes da tecnologia, como Microsoft, Siemes, Philips e Accenture, além da Cielo, Saint-Gobain, Embraer e ArcelorMittal.

Segundo a Forbes, a FCA inova ao combinar uma visão estratégica de longo prazo, que leva em consideração os interesses da companhia, sintonizados com as tendências tecnológicas e do comportamento humano. Ou seja, é uma forma de pensar conectada com o mundo, mas sempre atenta às aspirações e aos comportamentos do consumidor local, no caso, o brasileiro.

Todas as equipes da FCA buscam a inovação, porém há uma em especial que está inteiramente dedicada a essa meta. É o departamento de Future Insights, criado em 2014, ao lado da fábrica de Betim (MG) e destacado pela Forbes como um catalisador de transformações positivas.

Inspirada em boas práticas de mercado e em projetos internacionais, como o da organização The Elders, liderada pelo sul-africano Nelson Mandela, a área busca estimular a cultura de inovação dentro da empresa. Quem conduz os trabalhos é Mateus Silveira. Ele explica que, assim como a The Elders reúne pessoas de origens e experiências diversificadas para debater saídas para problemas mundiais, a Future Insights mobiliza equipes de áreas diversas em torno de uma meta comum: buscar as soluções de forma colaborativa. Assim, os integrantes da equipe podem mudar a depender das necessidades de cada projeto.

Para Silveira, a inovação é o resultado da união de ideias mais pessoas, mas, nessa seara “não existe uma fórmula matemática”. “A fórmula é estar aberto”, ele diz, “não dá para estruturar tudo e colocar em uma caixinha. É preciso estar aberto para enxergar com os olhos dos consumidores e, em compasso com  o seu tempo, surpreendê-lo”, argumenta.

Dentro das iniciativas do Future Insights estão estudos sobre mobilidade urbana – Futuro das Cidades, que mobiliza empresas, especialistas e entidades da sociedade civil e do terceiro setor para estudar as cidades e compreender como se vive nelas. A Forbes ainda destacou os esforços da FCA para a redução e prevenção dos impactos ambientais em sua produção. O Projeto Girassol, em parceria com a CSEM Brasil, por exemplo, desenvolve pesquisas para uso de um sistema fotovoltaico, isto é, movido a luz solar, para a geração de energia elétrica. Essa energia alimenta a bateria dos carros, sendo uma solução menos poluente e que também contribui para economia do combustível.

Os polos Fiat, em Betim (MG) e Jeep, em Goiana (PE) também foram reconhecidos pela revista como exemplos de uma gestão ambiental bem sucedida. Os destaques foram o recorde de reuso de água e a conquista da meta de Aterro Zero. A Fiat Automóveis foi a primeira fábrica do setor automotivo do país a destinar 100% dos resíduos que gera para a reciclagem e a reutilização.

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos