FCA Brasil
  • A A A

Enviar por email:

Uma fábrica de carros a toda velocidade

Uma fábrica de carros a toda velocidade

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Em apenas dois anos e meio de operação, Polo Jeep em Pernambuco chega a seu 300.000º veículo – e acelera cada vez mais

Poucos meses depois de comemorar dois anos de operação, em abril, o Polo Automotivo Jeep tem mais um motivo para celebrar: a marca de 300 mil carros produzidos. Dá para definir a fábrica de Goiana, Pernambuco, como uma linha de produção sem medo da velocidade.

Em média, a linha produz diariamente 700 veículos dentre três modelos: Jeep Renegade, Jeep Compass e Fiat Toro, todos eles destaques nos seus segmentos. Todo o processo produtivo – do molde das chapas e soldagem da carroceria até a pintura e a montagem final – é realizado dentro do Polo Automotivo. E os três modelos são produzidos simultaneamente nas mesmas linhas de acordo com a demanda.

Na verdade, mesmo antes de todos esses feitos – de fato desde sua instalação – o Polo Automotivo Jeep já uma referência para a indústria automotiva mundial. A planta foi erguida em uma região onde predominava o cultivo da cana-de-açúcar e não havia tradição fabril. Foi então que a capacidade de integrar a alta tecnologia com o desenvolvimento das pessoas se mostrou um diferencial para a qualidade produtiva alcançada hoje no empreendimento, que incorpora metodologias World Class Manufacturing (WCM), sistema de produção de classe mundial que visa a redução de custos e otimizar logística, qualidade, manutenção e produtividade.

Basta um breve passeio pelos corredores dessa grande unidade fabril para observar o desenvolvimento da mão de obra local, no predominante sotaque pernambucano entre os 8,5 mil funcionários do Polo, incluindo a fábrica e seus fornecedores. Os trabalhadores são, sem sombra de dúvida, os grandes protagonistas do empreendimento. Todo o potente maquinário é adaptado ergonomicamente para permitir a perfeita interação entre as pessoas e os equipamentos. Além disso, os funcionários estão em constantes programas de aperfeiçoamento profissional, tanto que muitas das lideranças da fábrica hoje foram formadas nesses processos.

“Estamos orgulhosos dessa marca de 300 mil carros produzidos em dois anos e meio de operação. Alcançamos esse resultado graças a implantação eficiente de nosso WCM e da integração entre tecnologia e pessoas.” Glauber Fulana, gestor da Planta de Goiana

 

Como estamos falando da fábrica mais moderna da FCA no mundo, a tecnologia não pode deixar de ser um destaque. E ela está por todas as partes. Além dos mais de 600 robôs de alta precisão distribuídos no processo produtivo, laboratórios de desenvolvimento, impressoras 3D e até óculos de realidade aumentada estão integrados à linha fabril. O resultado é a alta qualidade dos produtos, atestada pelo mercado brasileiro e também por consumidores globais.

Os veículos produzidos pelo Polo Automotivo Jeep já são enviados para vários países da América Latina, como Argentina, Chile, Uruguai e México – em uma operação iniciada recentemente. Somente até o mês de setembro, mais de 25 mil veículos já foram exportados, sendo 40 mil desde a inauguração. É tanto carro que impactou até nos indicadores de cargas do porto pernambucano de Suape, onde a movimentação de veículos aumentou 147% no ano passado, no comparativo com 2015, por conta da operação da Jeep.

E agora, enquanto você está lendo este texto, o Polo Automotivo Jeep continua produzindo a todo vapor. Alguma dúvida de que, em breve, vamos contar mais feitos e números incríveis por aqui?

Compartilhar

Comentários

Posts mais lidos